Se você chegou até aqui deve estar com algumas dúvidas sobre como começar a expandir seu negócio, e pensando se vale a pena investir em uma loja virtual.
Nos dias atuais, ter um comércio virtual já é quase um requisito necessário para que uma empresa tenha sucesso.
Um levantamento realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico aponta que o volume de compras virtuais cresceu 98,74% no País, em comparação entre abril de 2019 e 2020.
Para ter sucesso em um e-commerce é necessário seguir algumas boas práticas e neste artigo separamos um passo a passo para ajudar a construir o seu sonho.
Vem com a gente!
Por que preciso de uma Loja Virtual?
Se você quer aumentar suas vendas, então você deve considerar vender na internet.
Para isso, uma loja virtual vai te ajudar a ter os melhores resultados.
O comércio eletrônico é um segmento que atualmente não para de crescer ano após ano.
E mesmo que você já possua uma loja física, ter uma loja virtual significa faturar muito mais!
Além de possuir integração com os principais marketplaces e redes sociais, não há limites territoriais ou mesmo um horário de atendimento.
A loja virtual pode trazer inúmeros benefícios aos seus clientes.
Comprar online gera comodidade, economia de tempo e dinheiro.
Loja Virtual regionalizada, entenda
Quando seu cliente dirige-se até uma loja, ele terá diversos gastos básicos, com combustíveis e estacionamento, que na maioria dos casos é muito maior que as taxas de entrega do produto a ser adquirido.
Há diversas maneiras de se trabalhar com uma loja virtual.
Uma delas diz respeito à regionalização.
A loja virtual regionalizada é uma estratégia que direciona as vendas da sua loja na sua região, agindo de maneira personalizada com determinado público e gerando identificação através da linguagem utilizada no local, o que é valorizado naquela região, e os produtos ou serviços que as pessoas de lá necessitam.
O foco é gerar conforto e comodidade aos clientes e entrega de forma rápida e sem custos adicionais com frete.
Desta maneira, é possível posicionar sua loja para concorrer com grandes marketplaces.
Planejar seu negócio é a chave para o sucesso
Agora que já vimos a importância e as vantagens do comércio eletrônico, vamos focar no planejamento.
Se você deseja alcançar o sucesso com seu negócio rapidamente e de forma eficiente, o melhor recurso que se pode ter é o planejamento.
Ele ajuda a ter mais clareza e visão na tomada de decisões.
Não deixe que a falta de planejamento destrua seus sonhos.
Descreva seu planejamento.
Pode ser pelo bloco de notas do seu computador ou mesmo com papel e caneta.
O importante é que ele tome forma.
Assim, para te ajudar, elaboramos alguns questionamentos que devem ser respondidos. Acompanhe:
Qual meu tipo de negócio?
Descreva o seu negócio com suas principais características, listando seus pontos fortes, o que vai vender e por que faz sentido vender este produto na internet.
Quem é o público de meu negócio?
Pense no público que irá comprar seus produtos.
Detalhe por idade, sexo, interesses, entre outras características.
Este dado é importante, pois pode ser usado para efetuar campanhas nas mídias sociais.
Você conhece sua concorrência?
Analisar a concorrência é muito importante, não importa se o seu meio de atuação é Online ou Offline.
Efetue uma análise dos pontos fortes e dos pontos fracos dos mesmos, para obter um posicionamento de como atuam neste mercado.
Contudo, tenha em mente que analisar não é copiar o concorrente, mas sim entender sua forma de atuação e aprender com quem já está posicionado no mercado.
Como será meu negócio daqui 2, 3 ou 5 anos?
Inovar é a chave do sucesso.
Então, pense se daqui a 4 anos os clientes vão continuar comprando os produtos na sua loja.
Qual será sua estratégia para continuar inovando?
E o mais importante: já pensou em como vai superar seus principais concorrentes?
Como você irá executar a gestão de seu e-commerce?
Outro fator de extrema importância para o sucesso de vendas em um e-commerce é buscar uma plataforma que trabalhe de maneira integrada com um sistema de gestão, assim como a nossa plataforma de gestão completa o GerencieAQUI.
Isso porque não basta vender os seus produtos na Internet, é preciso contar com um processo de Gestão Fiscal e Administrativa dentro do negócio.
Um e-commerce que possua integração com o Software de Gestão possibilitará a você ter o controle total de sua empresa.
Escolha a plataforma certa para decolar sua Loja Virtual
Se você quer iniciar seu comércio eletrônico com agilidade e segurança, a Soften Sistemas, por intermédio de seu sistema de gestão em nuvem GerencieAQUI, traz a solução completa em termos de Loja Virtual.
Em outras palavras, uma plataforma moderna e exclusiva que vai aumentar suas vendas através da internet, potencializando os resultados de sua empresa.
É possível personalizar sua Loja Virtual com layouts que são a cara da sua empresa, criando uma identidade própria para o seu negócio e chamando a atenção de seu público de forma precisa.
Além disso, todas as vendas realizadas na plataforma são diretamente integradas ao Sistema de Gestão Fiscal e Administrativa Online, trazendo mais produtividade e eficiência no gerenciamento de seu negócio.
Invista em Marketing Digital
Por último, mas não menos importante, é necessário também investir no Marketing Digital de sua Loja Virtual.
Agora que você já possui sua Loja Virtual montada, com todos os seus produtos cadastrados, vamos lhe mostrar algumas dicas de como divulgá-los através do marketing digital.
Redes Sociais
As redes sociais tem um grande poder de influência e estar presente nelas ajuda a divulgar a sua loja virtual.
Basta conhecer seu público alvo e criar campanhas para ver suas vendas crescerem.
E-mail Marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para utilizar em seu e-commerce.
Seu custo de utilização é muito baixo ou quase nulo, e permite atingir toda a base de seus clientes gerando mais conversões facilmente.
SEO
O uso eficaz deste conjunto de técnicas gera uma comunicação mais objetiva e clara para com o público, resultando no melhor relacionamento com sua empresa.
Além disso, o SEO é muito importante para o ranqueamento no Google de conteúdos em sites e Blogs.
Google ADS
O Google ADS é uma ferramenta para anúncios pagos.
É um serviço que possibilita criar várias campanhas de acordo com a necessidade da sua loja virtual.
Ao criar campanhas corretamente, sua empresa pode alcançar o topo das pesquisas no Google.
É uma ferramenta muito poderosa, que gera muito tráfego para sua loja virtual, aumentando suas vendas de forma rápida.
Escolha um Sistema de Gestão certo para seu negócio
Criar uma loja virtual pode ser uma excelente opção para aumentar suas vendas e gerar visibilidade para sua marca.
Graças ao incrível alcance que a internet nos proporciona, impactar milhares de clientes é muito fácil e pode ser executado de diversas formas.
Todavia, lidar com o aumento no fluxo de vendas ocasionado por toda essa exposição pode ser um verdadeiro desafio, que pode vir acompanhado de um custo operacional não programado.
Isso nos leva a outro ponto e pode fazer você pensar um momento: quanto é destinado dentro de seu negócio, em termos de investimento em mão de obra qualificada, para controlar seu estoque, produzir relatórios e organizar seus fluxos operacionais?
Se a resposta deixar você reflexivo por um instante, então chegou a hora de investir em um bom Sistema de Gestão.
Uma das principais vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para o seu negócio é a redução de custos.
Através dele é possível integrar todos os processos da empresa, compartilhando informações relevantes e precisas para o negócio, aumentando a eficiência organizacional como um todo.
Além disso, o Sistema de Gestão é capaz de automatizar diversas tarefas e facilitar o atendimento aos seus clientes, o que aumenta a produtividade e acaba reduzindo o custo total do trabalho empregado em cada etapa do seu negócio.
Ou seja, utilizar um Sistemas de Gestão Fiscal e Administrativo gera uma economia real em mão de obra em diversas áreas da suas empresa.
Os melhores Sistemas de Gestão você encontra na Soften Sistemas
Por isso, é bom possuir ferramentas de controle total do seu negócio que trabalhe com eficiência, assim como os aplicativos da Soften Sistemas.
A empresa especializada possui dois modelos de softwares ERP: o Soften SIEM, aplicativo desktop; e o GerencieAqui, sistema online com integração para sua Loja Virtual.
O cliente tem também, somado à eficiência dos softwares, implantação e treinamento gratuitos e auxílio do suporte técnico ilimitado.
Por: Alessandro Caun, mais conhecido como “Professor” é formado em Engenharia Elétrica, com mestrado na área.
Fonte: Soften