Negócios

Dicas de como perder clientes

*André Castro

Para empreendedores e empresários, clientes podem parecer figuras difíceis de lidar, mas são mais simples do que aparentam.

Independente do setor em que se trabalha, sejam lojas de departamento, restaurantes ou salões de beleza, eles possuem demandas específicas e buscam suprir suas necessidades em locais de confiança. Por esse motivo, é necessário entender o que você pode oferecer além dos seus serviços rotineiros.

O fundador do WalMart, Sam Walton, além da grande contribuição para o varejo no mundo, tinha muito conhecimento sobre clientela. Uma de suas icônicas frases é: “clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar”.

Existem algumas razões simples que fazem com que os clientes busquem outras alternativas e é importante prestar atenção em como você lida com a sua empresa, seus colaboradores, e os seus consumidores, para não perdê-los.Dados indicam que mal atendimento e reclamações não atendidos somam 79% das razões para um cliente não voltar a um estabelecimento. Outros motivos são: vantagens melhores em outras organizações, mudança de endereço, amizades comerciais e falecimento. Dessa forma fica ainda mais fácil compreender como se faz para perder fregueses.

Confira algumas dicas de como perder seus clientes:

Atendimento e vendas

O atendimento é um dos pontos principais para fazer com que as pessoas se sintam lesadas: vendedores desinteressados, grosseiros ou confusos fazem com que os clientes percam a vontade de comprar algo. Há também os atendentes que forçam ou são muito apressados para concluir uma venda.

Ambiente

Esse também pode ser um dos motivos que faz com que as pessoas se sintam incomodadas. Locais em que tudo parece desorganizado, com conversas paralelas ou sem sentido e horários irregulares são extras para clientes deixarem de frequentar um estabelecimento.

Administração

Erros de administração são corriqueiros, mas alguns são efetivos na hora de fidelizar ou não um cliente. Não se manter atualizado e acompanhar as tendências do seu setor, deixar de ter um relacionamento e acompanhar o comportamento dos fregueses, manchar a imagem da concorrência, tudo isso pode ser decisivo para os clientes.

André Castro – Nascido na cidade de São Paulo, André Castro é palestrante motivacional. Possui formação em odontologia com especialização em odontopediatria e MBA em gestão em planos de saúde. Como empreendedor, fundou e dirigiu, durante 21 anos, a operadora de planos odontológicos Oral Clean.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Obrigações fiscais e contábeis de uma empresa: quais são as principais?

Fazer com que qualquer negócio opere regularmente nas questões fiscais manterá a empresa longe de…

40 minutos ago

Trump prestes a “atirar” em impostos brasileiros; e agora?

Se tem uma coisa que Donald Trump adora é uma boa guerra comercial. O ex-presidente…

1 hora ago

A verdade sobre dívidas atrasadas no CNPJ; saiba hoje

Ter um CNPJ pode ser o sonho de muita gente, mas quando as dívidas começam…

1 hora ago

CNI dá péssima notícia para as pequenas indústrias do Brasil

O cenário para as pequenas indústrias brasileiras já não era dos melhores, mas agora ficou…

1 hora ago

Trabalhadores em festa, mas apenas os que ganham até R$ 5 mil?

Reforma do Imposto de Renda à vista! Mas calma, antes de soltar fogos e comemorar…

1 hora ago

Arroz café e mais 3 produtos podem ficar mais baratos; entenda

Boas notícias para o bolso dos brasileiros! Mas calma, não precisa sair correndo pro mercado…

2 horas ago