Saber como vender pelo instagram é cada vez mais importante para o empreendedor, o aplicativo que foi comprado pelo Facebook em 2012 por 1 Bilhão de Dólares, completou 10 anos em 2020.
De acordo com o relatório Digital 2020, do Hootsuite, 77 milhões de brasileiros estão no Instagram.
Outro dado, os brasileiros passam em média 3 horas 31 minutos por dia nas redes sociais.
Com base nesses dados, não há dúvida de que o seu cliente está no Instagram e passa um bom tempo nele.
Então, se você vende algum produto ou serviço, saber como vender pelo instagram 2021 é fundamental para a sua empresa.
O Instagram é uma rede social dos mesmos proprietários do Facebook.
Nela é possível se conectar com seus amigos, empresas, artistas e influenciadores digitais.
Nele é possível compartilhar fotos e vídeos, tanto ao vivo quanto gravados.
Também é possível trocar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios.
Na ferramenta o usuário pode fazer chamadas de vídeo.
Com tantas funcionalidades, saber como vender pelo instagram vai dar vantagens à sua empresa.
Aprenda a utilizar esta ferramenta antes dos seus concorrentes.
Você pode vender produtos como cosméticos, roupas, plantas, móveis, acessórios, eletrodomésticos, comida, bebidas, celulares, veículos e livros.
Você também pode vender serviços como corte de cabelo, manicure, tatuagens, consultas, consultorias e materiais.
Também é possível vender aulas online, e-books, apostilas e cursos.
Criar uma conta comercial no Instagram não custa nada e você pode transformar a sua conta pessoal em comercial no menu “Configurações”.
Você vai precisar escolher uma página do Facebook para conectar ao seu negócio.
Se você ainda não tem uma página no Facebook, será possível criar uma na hora.
Porque você só precisa de um celular e conexão à internet.
Com ele você pode fazer fotos e vídeos do seu produto ou serviço para mostrar aos seus seguidores.
Existem outras vantagens também:
Existem várias maneiras de vender no Instagram.
Para todas elas, você precisa ter seguidores que se interessaram pelos seus produtos ou serviços.
Veja abaixo algumas funcionalidades do aplicativo para aumentar suas vendas e como utilizá-las:
Esta é uma parte muito importante. São até 150 caracteres para mostrar ao seu possível cliente, qual problema você resolve.
É aquele texto que aparece logo abaixo do seu nome que deve funcionar como seu cartão de visitas.
Ali você precisa resumir o que pode fazer pelo seu seguidor.
Se você tem uma loja virtual com produtos para pets, por exemplo, pode usar emojis de bichinhos.
Quem trabalha com caligrafia, o famoso lettering, pode usar diferentes fontes e espaços para ilustrar o próprio talento dentro da bio.
É claro que é possível ser criativo com esses elementos! Mas sempre se pergunte se essas intervenções visuais se somam à descrição que colocou no seu perfil ou se, na verdade, podem não ser tão claras para os novos seguidores.
Além disso, usar esses recursos é bem fácil:
Ainda na bio, você tem o espaço para inserir um link.
Aproveite esta funcionalidade para levar o possível cliente à sua loja, catálogo, cardápio, site, landing page ou até mesmo o seu Whatsapp.
Assim você terá a chance do seu seguidor conhecer mais um dos seus canais.
Você pode colocar um link para o WhatsApp no seu Instagram, que ligará seus seguidores na rede de fotos diretamente com o seu contato no app de mensagens.
Veja como fazer.
O usuário do Instagram está acostumado a ver belas imagens e vídeos.
Os grandes produtores de conteúdo e empresas investem pesado nesse item.
Mas não é necessário ter equipamentos caríssimos ou contratar profissionais para isso.
Você pode começar estudando sobre fotografia utilizando o seu celular.
O próprio Instagram permite que você utilize filtros e faça edição para garantir um material mais atrativo.
Nem sempre o aplicativo de câmera, que vem instalado no seu celular, usa todos os recursos do seu aparelho.
Veja abaixo os aplicativos que você pode baixar para subir a qualidade das suas fotos e vender no Instagram.
Todos os aplicativos listados podem ser instalados tanto no Android, quanto no iOS (sistema operacional do iPhone).
Lembre-se que o usuário tem várias notificações aparecendo para ele.
Dessa forma, você precisa chamar a atenção dele rapidamente.
Gaste um tempo pensando, escrevendo e revisando a legenda das fotos e vídeos.
A maioria das pessoas no Instagram prefere menos texto.
Eles estão na rede pelos vídeos e fotos, não para ler.
Então, um parágrafo curto é o recomendado.
Uma única frase de efeito já consegue engajar o seu público, em alguns casos.
Mas, se a sua mensagem precisa de um pouco mais de contexto e inclui uma chamada para o (CTA), ou seja aquilo que chama a atenção do seu visitante, lead ou cliente para que ele realize uma determinada ação.
Escrever alguns parágrafos é ideal.
Veja algumas ações que um público pode ser chamado a realizar:
Você já deve ter visto o símbolo “#” e depois uma palavra, esta é uma hashtag.
Elas servem para que o usuário encontre posts de determinado assunto com mais facilidade.
Você pode utilizar as hashtags que tenham relação com o seu post, produto ou serviço.
Mas tenha cautela para não utilizar hashtags que não tenham relação com o seu conteúdo.
Isso pode ser entendido pelo Instagram como algo ruim para o usuário.
Confira algumas dicas básicas para apostar nessas marcações tão importantes para a sua estratégia.
Veja a seguir 5 hashtags mais usadas no Instagram aqui no Brasil:
Esta é uma função lançada em 2016.
Sendo uma cópia de outra rede social, o Snapchat, os Stories já chegaram fazendo sucesso.
Você pode publicar fotos e vídeos, que ficam visíveis aos seus seguidores por 24 horas.
É uma ótima funcionalidade para contar o dia a dia da sua empresa e postar promoções.
Mas a verdade é que não importa qual o seu negócio ou se você é um Produtor ou Afiliado.
Os Stories são essenciais em qualquer estratégia de marketing Veja só:
Lançada em 2020, esta função também é uma cópia, desta vez do aplicativo Tik Tok.
São vídeos curtos, de até 30 segundos, em que você pode aproveitar os efeitos de edição avançados e dinâmicos.
O Instagram permite vender produtos nos Reels.
Criadores e empresas poderão marcar os produtos presentes, e os seguidores poderão clicar nestas marcações para comprar um produto ou guardá-lo para o futuro.
Os vídeos do Reels que usarem a ferramenta de vendas poderão ser encontrados na seção Instagram Shop do Explorar, ampliando as chances de descoberta de novos produtos pelas pessoas na plataforma.
Criado para concorrer com Youtube, o IGTV é feito para vídeos entre 1 e 60 minutos.
Capriche na luz, cor e edição.
Também capriche na legenda e crie uma capa para deixar a apresentação mais bonita.
E como você sabe, o conteúdo é muito importante para quem vende online.
Então pare e tire um tempo planejando as estratégias que serão utilizadas no IGTV do seu negócio.
E para te ajudar a saber como vender pelo instagram usando o IGTV, separamos algumas dicas.
Por ser um conteúdo ao vivo, as lives precisam ser muito dinâmicas.
Lembre-se que o usuário está ali, mas sendo avisado de várias outras notificações em seu celular.
Portanto, leve para ele conteúdo útil ou entretenimento de qualidade.
Grandes marcas têm se utilizado de Lives com artistas, mas você pode fazer de outras maneiras.
Contanto que o conteúdo tenha relevância para o seu público, vale a pena fazer.
Como fazer uma boa live no Instagram: 8 dicas para melhorar seus vídeos:
Continue a leitura para saber como vender pelo instagram!
Um pouco mais avançada, esta ferramenta possibilita cadastrar e vender seus produtos (não vale para serviços) dentro do próprio Instagram.
Além da conta comercial, você precisa vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Gerenciador de Negócios.
Mas você não precisa começar assim.
Através da ferramenta de mensagens já é possível vender.
Primeiro você precisa ter um perfil comercial no Insta vinculado à uma Fan Page, um catálogo de produtos no Facebook ou um e-commerce.
Caso você não tenha um e-commerce ou um catálogo de produtos, é preciso que você abra uma conta no Gerenciador de Negócios para criar o seu catálogo – é obrigatório, não tem como fugir.
Assim, os produtos do seu catálogo do Facebook poderão ser marcados nas publicações do Instagram, aparecendo para os usuários de maneira orgânica!
Ou seja, você posta uma imagem com seu produto (ou um cenário onde ele está incluso) e insere descrições, preço + link para compra do mesmo.
Além de criar uma vitrine de produtos, você ainda pode compartilhar as promoções com anúncios no feed ou nos Stories, aumentando assim o alcance das suas publicações.
Depois de habilitar sua loja do Instagram, os usuários poderão clicar nos produtos e ver as informações comerciais como nome, descrição e preço.
Quando alguém manda uma mensagem para o seu perfil comercial é a chance de preparar esta pessoa para comprar o que você vende.
Por isso, uma das coisas mais importantes é deixar ligadas as notificações de mensagens.
Além disso, é importante verificar de tempos em tempos se não há solicitações de mensagens e responder todas.
Quanto mais rápido você responder, mais bem atendido o cliente se sentirá.
Não basta apenas saber como vender pelo instagram, você precisa responder todas as dúvidas com agilidade, as chances de vender são muito maiores.
Para prestar serviços ou vender produtos pela internet é preciso pensar nas formas de pagamento que você vai oferecer aos seus clientes.
Os métodos de recebimento via transferência bancária ou pagamento com dinheiro em espécie pode fazer com que você perca alguns clientes, pois para transferir é cobrado taxas altas e, hoje em dia, nem todo mundo anda com dinheiro na carteira.
Se você não pode oferecer pagamento por meio de cartão, é preciso saber como receber de clientes sem ter maquininha de cartão.
O PagSeguro, além de contar com diversas opções de maquininhas, também oferece recursos para vendas online.
Dessa forma, se você precisa receber de um cliente, mas você não tem maquininha de cartão, é possível utilizar a Venda Rápida.
Já se você quer só gerar um link para ser enviado por chat por alguma rede social, é só inserir qual é o produto e o valor.
Depois, basta copiar o link e enviar para o cliente.
Ás taxas, o PagSeguro cobra 4,99% mais R$ 0,40 (com dinheiro disponível em 14 dias) ou 3,99% mais R$ 0,40 (com dinheiro disponível em 30 dias) por venda.
O PayPal também é uma ótima solução para receber de seus clientes quando não se tem uma máquina de cartão disponível.
Para isso, acesse a sua conta no PayPal e clique em “Enviar e solicitar”.
Após isso, clique em “Solicitar” e insira os dados, como e-mail do seu cliente e valor a ser recebido.
O seu cliente receberá a solicitação de pagamento por e-mail.
Você também pode emitir uma fatura.
Nesse caso, é possível detalhar quais foram os serviços ou produtos vendidos ao seu cliente, com o respectivo valor.
Após finalizar o preenchimento dos dados, o cliente também receberá um e-mail com a fatura a ser paga.
O PayPal cobra taxa, sendo de 4,79% mais R$ 0,60 (dinheiro disponível em 24 horas) ou de 3,60% mais R$ 0,60 (dinheiro disponível em 30 dias) por venda.
Confira as 2 melhores e mais populares contas digitais para PJ, que apresentam um excelente custo benefício e muitas vantagens para os seus clientes.
A conta digital para PJ do Nubank é incrível, pois além de prática, possui zero burocracia.
Contudo, para ter essa conta, o cliente precisa ter o cartão de crédito ou conta PF da fintech.
Desta forma, quem não é cliente do Nubank não poderá abrir diretamente a conta PJ.
São muitas as vantagens da conta digital PJ do Nubank, entre elas temos taxa zero na manutenção da conta, acesso à conta PJ pelo app, que é integrado com a conta pessoal, para contribuir com a organização financeira e uma qualidade de atendimento invejável.
Um dos melhores bancos digitais do mercado e possui uma grande tecnologia de segurança no seu app.
A fintech também oferece além de conta PF, a conta digital PJ.
Ela traz inúmeras vantagens, entre elas temos taxa zero na manutenção da conta, saques gratuitos, limite de 100 transferências por mês, emissão de até 100 boletos por mês.
Além disso, é possível criar perfis de acesso à conta, especificando as permissões de visualização e movimentação.
Também não podemos esquecer o cartão de crédito/débito sem anuidade que é oferecido, além dos recebimentos via QR Code, por meio do Interpag.
As taxas da maquininha de cartão são as seguintes: 1,80% (débito), 2% (crédito à vista) e a partir de 1% a.m. (antecipação de recebíveis, que pode ser automática).
É importante ressaltar que a falta de conhecimento e gestão é responsável pelo fechamento de 52,5% das empresas em menos de quatro anos, de acordo com o IBGE.
Contar com um mentor evitaria o fechamento das maiorias dessas portas, já que muitos empreendedores acham que não precisam de ajuda na forma como conduzem seus negócios.
Gostou das dicas? Para mais informações sobre como você pode alavancar os seus negócios acesse: ofabiomoreira.com/mentoria-de-negocios/
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