Chamadas

Dicas Fundamentais que todo MEI iniciante deve colocar em prática

O microempreendedor individual é uma modalidade de negócio que chegou para ficar e hoje é responsável por uma grande fatia da movimentação financeira no Brasil. Uma estimativa recente do Serasa Experian revelou que a cada 10 segundos um MEI surge no país, número muito superior ao total de sociedades limitadas, por exemplo, abertas no mesmo período.

A facilidade de se abrir e manter um negócio deste tipo é um dos maiores incentivadores, que tem sido a luz no fim do túnel para milhares de trabalhadores que mudaram o rumo de suas carreiras, seja por opção ou necessidade. Além da facilidade em abrir um MEI, isso permite ao trabalhador sair da irregularidade, emitir notas fiscais e, ainda, contar com benefícios em casos especiais.

No entanto, esta mesma facilidade pode ser uma linha bastante tênue entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Apesar de não ser necessária uma vasta experiência ou conhecimento do setor, estudar sobre o ramo, os clientes e as tendências de mercado é fundamental. Pensando nisso, confira agora algumas dicas fundamentais para escapar das armadilhas do MEI e ser um empreendedor de sucesso.

1 – Conheça o cliente

Este é sempre o ponto de partida para qualquer negócio. Ainda que você não possua e/ou não saiba como desenvolver um plano de negócios, conhecer o cliente é o mínimo necessário para iniciar um empreendimento. Dificilmente haverá um produto que atinja a todos os públicos da mesma maneira. Por este motivo, definir um público alvo facilita a comunicação e o desenvolvimento de estratégias de comunicação, preço, produto e promoção, evitando assim o desperdício de tempo e dinheiro.

2 – Invista no digital

O marketing digital é uma realidade. Uma grande parte dos microempreendedores individuais tem utilizado a internet e, com isso, aplicado significativamente os seus resultados. Isso pode ser aplicado por empresas de qualquer setor, seja alimentação, vestuário, serviços e outros.

Há, inclusive, um grande número de empresas que são ou começaram como MEI atuando apenas pela internet e alcançaram grande sucesso. Segundo André H. Fauth, da Agência de Marketing Digital Oblige, (www.oblige.com.br) “nós começamos como MEI e ficamos assim praticamente 1 ano até que tínhamos uma carteira de clientes interessante e fundamos a sociedade limitada”.

3 – Controle os gastos

Não fazer corretamente o controle financeiro da empresa é um dos fatores que mais levam a falência das empresas, ainda no primeiro ano, segundo o Sebrae. É indispensável anotar todas as receitas e despesas, independentemente do valor, e ao final fazer a apuração do lucro do período. Além de facilitar a administração, isso ainda permite ter uma real dimensão da lucratividade e viabilidade do negócio.

4 – Não deixe de cumprir com as obrigações

Pagar em dia as guias de arrecadação é uma grande dificuldade da maioria dos MEIs, no entanto, isso é indispensável para ficar em dia com o governo e evitar o pagamento de juros. Vale lembrar que o governo pode bloquear temporariamente o CNPJ caso este esteja em dívida ativa antiga, até a devida regularização.

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Consulta ao PIS/Pasep 2025 liberada HOJE. Veja onde conferir!

A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…

25 minutos ago

5 Alternativas de Empréstimos Sem Comprovação de Renda e Análise de Crédito

Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…

1 hora ago

Corinthians Propõe Plano de Pagamento de Dívidas e Busca Estabilidade Financeira e Fiscal

O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…

1 hora ago

MEI 2025: entenda o limite de faturamento para não ser excluído

Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…

1 hora ago

Alerta: Benefício do INSS pode ser Suspenso por falta de Saque, Entenda!

Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…

1 hora ago

Dirbi: 45 Novos Benefícios Fiscais na Mira da Receita Federal

A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…

2 horas ago