Durante a trajetória empreendedora, alguns objetivos importantes para o desenvolvimento do negócio se tornam verdadeiros desafios. Aumentar o lucro, por exemplo, é essencial para as marcas que buscam crescer e alcançar um lugar de destaque no mercado.
O lucro contábil é um dentre outros “tipos de lucro” que toda empresa deve prestar atenção. Afinal, para se sustentar ao longo do tempo, todo negócio precisa ser lucrativo.
Em economia, lucro quer dizer todo e qualquer ganho auferido em uma operação comercial ou atividade econômica.
Mas afinal, o que é lucro contábil, para que serve e como deve ser analisado? Para saber mais, acompanhe os tópicos a seguir.
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O lucro contábil é o resultado da diferença entre o total de receitas e os gastos explícitos de uma empresa em determinado período.
Trata-se de um lucro apurado segundo o regime de competência, ou seja, quando os fatos contábeis são gerados.
Por gastos explícitos entende-se custos e despesas correntes de uma empresa, como folha de pagamento, aluguel da loja, contas de água e luz etc.
O lucro contábil, quando medido em percentual (margem de lucro), transforma-se em um importante indicador, usado, por exemplo, para avaliar o desempenho de um negócio.
A apuração do lucro contábil é essencial à administração, tanto do ponto de vista de gestão quanto fiscal e tributário.
No seu escritório de contabilidade, você precisa apurar periodicamente o lucro contábil para acompanhar a saúde financeira e a performance do negócio.
A partir do lucro contábil, você consegue elaborar planos e metas, tomar decisões sobre redução de despesas ou avaliar a possibilidade de fazer novos investimentos. O mesmo vale para seus clientes.
Ao ajudá-los a apurar o lucro contábil, você fornece uma informação que, combinada a outros indicadores-chave, cria uma base de dados para decisões muito mais assertivas.
Além do mais, para clientes optantes pelo regime tributário Lucro Real, o lucro contábil é o ponto de partida para descobrir a base de cálculo para aplicação das alíquotas tributárias.
Faturamento é o valor total que a empresa recebe com uma venda realizada, seja de produto ou de serviço. É importante entender que esse valor não tem nenhum desconto, ele é totalmente todos os valores gerados a partir de uma venda.
Enquanto isso, o lucro é o faturamento menos os gastos que foram necessários para vender, sejam eles custos, despesas ou impostos.
A apuração do lucro contábil segue a lógica de uma fórmula simples:
Lucro contábil = receitas − gastos explícitos.
Na Demonstração de Resultados de Exercício (DRE), o lucro aparece na última linha, após descontados os custos com produtos vendidos, despesas administrativas, com vendas, etc.
Ao analisar o lucro contábil medido em percentual como indicador de desempenho, é importante observar as referências históricas.
Assim, é possível verificar se o lucro está em tendência de alta, estável ou em tendência de baixa. Importante também analisar o lucro em conjunto com outros indicadores, como faturamento, ponto de equilíbrio, ticket médio, dentre outros.
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Você pode aumentar o lucro contábil do seu escritório basicamente de duas maneiras: Faturando mais e gastando menos.
Com a ajuda da tecnologia, planejamento e organização é possível combinar as duas estratégias, assim:
Amplie a oferta de serviços;
Adote a contabilidade consultiva;
Terceirize rotinas;
Tenha um atendimento diferenciado;
Invista no marketing digital da sua empresa;
Invista em tecnologia;
Tenha um planejamento estratégico definido.
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