Todos os segurados que forem notificados devem apresentar documentação necessária para comprovar o direito de receber o pagamento.
A previsão é de que 1,7 milhões de segurados sejam notificados, esta revisão são para as pessoas que tiveram seus benefícios revisados e terão reavaliação dos documentos que embasaram a concessão.
Os segurados que forem notificados terá até 60 dias (dependendo do caso) para enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo Meu INSS.
Na matéria de hoje preparamos algumas dicas para você não ter o benefício suspenso.
O INSS não pode suspender um benefício concedido há mais de 10 anos sem apresentar qualquer prova de má-fé do segurado há uma única exceção no caso de revisões, caso contrário estará cometendo uma ilegalidade.
O segurado terá o prazo para enviar a documentação necessária de 30 dias para os trabalhadores urbanos e de 60 dias para os trabalhadores rurais.
Se o segurado não cumprir o prazo de defesa o benefício será suspenso, é importante lembrar que se a defesa não for o suficiente ou improcedente o benefício pode ser cancelado.
Esta revisão será para todas as espécies de benefícios, não apenas os concedidos por incapacidade que exige a perícia médica como prova de vida.
Aconselhamos a buscar uma ajuda de um profissional, pois, não existe uma defesa padrão para todos os casos.
É necessário manter o endereço atualizado junto ao INSS para receber a notificação.
Caso você receba benefício por incapacidade, mesmo que ainda não tenha sido convocado pelo INSS, a melhor maneira para evitar dores de cabeça é providenciar os seguintes documentos:
Para realizar o envio da documentação, o beneficiário precisa ter login e senha do Meu INSS (site ou aplicativo)
Quando acessar o sistema, você terá que solicitar o serviço “Atualização de dados de benefício”, deve ser anexada cópia digitalizada dos seguintes documentos do titular do benefício, do procurador ou representante legal, se houver:
Se você não conseguir fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, basta agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS.
Para fazer o agendamento é necessário ligar para o telefone 135 e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.
Ressaltando que o INSS não receberá o cumprimento de exigências sem um agendamento prévio.
Existe uma outra opção que é enviar a carta de exigência também de forma online pelo app dos Correios. As cartas em formato digital estarão disponíveis na seção “Minhas Mensagens” do aplicativo.
Assim que você baixar o aplicativo basta digitar o CPF, incluir mais algumas informações pessoais e criar uma senha.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por: Laís Oliveira
Se você é contador, com toda certeza está cansado de explicar para os seus clientes…
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…