O fim do ano se aproxima e a expectativa do varejo para as vendas de Natal só aumenta. Segundo dados divulgados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), a data deve movimentar o comércio de todo o país, levando mais de 118 milhões de consumidores às compras, e injetando R$ 66,6 bilhões na economia nacional.
Tendo isso em vista, preparar seu e-commerce para épocas sazonais, como o Natal, é fundamental para aproveitar o período de alta do varejo e aumentar o faturamento. Contudo, é preciso entender que para obter sucesso nas vendas online de Natal, os lojistas precisam de preparação e estratégia.
Pensando nisso, Vinícius Guimarães, gerente executivo comercial, marketing de performance e institucional da Tray, empresa especializada em soluções de e-commerce para vender online em diversos canais sem burocracia, separou 5 dicas que vão ajudar a sua loja virtual a ter um ótimo desempenho na data.
Apesar de já estarmos em dezembro, ainda dá tempo de criar um planejamento para a campanha de Natal da sua loja. Entenda com qual público você deseja conversar, quais serão os principais produtos e como as ofertas serão divulgadas. É importante pensar sobre os diferenciais que a sua empresa irá oferecer aos clientes, como, por exemplo, frete grátis ou descontos. A partir daí crie um cronograma de ações e o coloque em prática.
Nesta época, o público aproveita para comprar itens populares com bons descontos. Por isso, investir em categorias estratégicas para o e-commerce é uma excelente ideia. Para saber quais são estes produtos, acompanhe as tendências do mercado e veja o que a concorrência está fazendo. Outra dica é pesquisar os itens mais buscados no segmento da sua loja. Obtendo essas informações, o próximo passo é reforçar o portfólio da sua loja com produtos de alta demanda.
O preço está entre um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra dos consumidores. Tendo isto em vista, é importante que você tenha ofertas competitivas. Como não é possível dar descontos em todo o catálogo, a sugestão é que você selecione itens específicos para fazer isso. Avalie quais mercadorias podem ter mais saída no Natal e verifique a possibilidade de diminuição do preço desses produtos, com atenção para não ter prejuízos.
Mais uma estratégia eficaz para aumentar as vendas online, é oferecer frete grátis em compras acima de um valor mínimo. Essa estratégia pode aumentar a taxa de conversão, o volume de vendas e até mesmo o ticket médio dos pedidos.
Vamos finalizar esta lista com uma das dicas mais importantes para quem deseja aumentar as vendas no Natal deste ano: anuncie e venda os seus produtos em diferentes canais. Os marketplaces atualmente funcionam como grandes mercados online, recebem tráfego intenso de visitantes e proporcionam alto retorno sobre investimentos aos lojistas. Ao anunciar neles, você diversifica os canais de venda da loja e ganha mais liberdade para vender online.
Esteja presente nas redes sociais, aproveite ao máximo o potencial delas para divulgar os produtos e estreitar o relacionamento com o público. O E-mail marketing também é uma potente ferramenta de marketing para gerar potenciais clientes e guiá-los em direção às vendas. Já o Google Ads é uma ferramenta de publicidade que possibilita a criação de anúncios estratégicos para um público segmentado.
Agora que você já entende o potencial do Natal para as vendas online, é hora de começar a se preparar para essa data tão aguardada.
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