A DARYUS Consultoria, grupo DARYUS, referência em gestão de riscos, continuidade de negócios e segurança da informação, aposta que o “novo normal” será híbrido. A aceleração da digitalização, impulsionada pela pandemia do COVID-19, mostrou que é possível fazer quase tudo sem ter que se deslocar de casa para o trabalho enfrentando trânsito ou horas no transporte público. Porém, assim como no home office, é preciso ficar alerta para que as empresas não sofram ataques cibernéticos e tenham os seus dados vazados. Gerenciadores de senhas, usar sempre o mesmo notebook, manter o antivírus atualizado e armazenamento em “nuvem”, são alguns pontos que a empresa destaca para ajudar a evitar problemas de segurança digital nessa nova realidade.
De acordo com dados da pesquisa liderada pela SurveyMonkey e Zoom, cerca de 65% dos colaboradores entrevistados disseram que o trabalho híbrido é o modelo ideal. Já o Google, em levantamento realizado em maio de 2021, apresentou que 43% das organizações brasileiras já escolheram o formato híbrido.
“O trabalho híbrido (mais tempo de casa e alguns dias no escritório) é uma tendência mundial, e deve emplacar daqui para a frente já que a maioria das empresas foi desafiada a continuar suas operações com funcionários e clientes que estavam em suas casas, e deu certo. A tecnologia disponibilizada atualmente possibilitou uma qualidade satisfatória, o que empolgou até consultas médicas, técnicas, auditorias, reuniões entre outros. Porém, as empresas precisam ter mais atenção no quesito segurança cibernética, visto que para os hackers é uma grande oportunidade de atacar computadores pessoais menos protegidos, visto que muitas empresas liberaram o uso destes para seus funcionários”, explica Jeferson D’Addario, CEO do Grupo DARYUS, consultor sênior e especialista em segurança da informação. “Outro ponto de atenção, é que mesmo transitando menos pela cidade, o aumento de tentativas de roubos e furtos de notebooks em mochilas e smartphones, tende a aumentar, pois, hoje levamos grande parte de nossas vidas e as contas bancárias nas mochilas e nos bolsos”, complementa.”
Jeferson, aponta também que: “O roubo de identidade, por exemplo, tende a aumentar, visto que as pessoas usam cada vez mais dispositivos móveis e interativos, com suas contas bancárias vinculadas a eles. O aumento de assistentes pessoais e o 5G irão ajudar ainda mais este tipo de relação homem, tecnologia e trabalho. Viver ao ar livre e trabalhar em uma grande empresa já não é uma regalia de executivos, porém, a segurança de modo holístico, será o grande desafio e oportunidade na próxima década.”
Pensando em ajudar as empresas em relação à segurança digital no trabalho híbrido, o executivo destaca algumas dicas fundamentais que precisam ser observados:
Desde 2005 com o propósito de iluminar mentes, potencializar pessoas e proteger negócios, por meio de educação e serviços em gestão de riscos, o grupo DARYUS tornou-se referência em consultoria, educação e eventos nos temas: Gestão de Riscos, Segurança de Informação, Cibersegurança, Proteção de Dados (LGPD) e Governança de Tecnologia da Informação (TI).
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…