Seis anos em seis meses.
O efeito pandemia fez com que as empresas avançassem de uma forma jamais vista.
De uma hora para outra, foi preciso criar maneiras de diminuir o impacto da crise e continuar sobrevivendo.
Adoção do home office, digitalização de processos, uso inteligente de dados, atendimento e vendas online foram os principais exemplos de mudanças que já vinham acontecendo aos poucos – ou ainda estavam em fase de planejamento – e foram abruptamente inseridas no dia a dia das empresas.
O resultado de todo esse caos é que a Covid-19 foi o acelerador digital da década, como indica uma pesquisa da plataforma de comunicação em nuvem Twilio.
Mais precisamente, a pandemia acelerou a estratégia de comunicação digital das empresas em uma média de seis anos.
As pessoas tendem a esperar um cenário ideal para implementar qualquer tipo de mudança, seja na vida pessoal, na carreira ou na empresa.
Mas fato é que não existe um cenário ideal para mudanças.
A evolução das empresas acontece de acordo com a necessidade interna e do mercado.
Os primeiros passos rumo à transformação digital já foram dados.
Mesmo às pressas, foram decisões importantes que não devem ser descartadas.
Passado o desespero inicial, a ideia agora é apenas melhorar o que já está sendo feito e fazer novas implementações.
Sendo assim, ficar parado não é uma opção.
Quanto mais tempo perdido nesse processo, mais tempo levará a retomada.
O mercado evolui sem se preocupar se sua empresa está conseguindo acompanhar ou não.
Por isso, é hora de profissionalizar e organizar as mudanças que foram feitas sem o devido planejamento.
Algumas empresas já tinham planos de emergência, mas isso não é tão comum quanto deveria.
Então, implementar um time que vai conduzir as mudanças e preparar a empresa para o futuro deve ser o primeiro passo.
Planejamento e organização devem ditar esse momento.
Por isso, tire um tempo para rever as necessidades da empresa.
Precisamos de um grande escritório?
O home office está funcionando bem?
A logística de entrega e o atendimento aos clientes precisaram ser melhorados com a pandemia?
De que suporte (psicológico, físico, tecnológico) a equipe precisou e continuará precisando?
As empresas devem estabelecer mecanismos de gestão de dados para garantir o monitoramento de computadores, servidores e sistemas para possibilitar que profissionais que trabalhem à distância com segurança.
A distância pode gerar ruídos nas mensagens.
Então, manter um canal direto com a equipe se mostrou fundamental na pandemia e deve seguir quando esse momento passar.
Agora é hora de buscar formas de cooperar com clientes e se tornar importante para eles, além de entender mudanças do mercado e estreitar os laços de relacionamento.
Uma das principais lições que a pandemia deixará é que empresas de sucesso sempre serão aquelas que incentivam a inovação.
Os formatos de consumo estão sempre em evolução e o mercado deve acompanhar essas mudanças – portanto, inovar é um processo sem fim.
Entender esse dinamismo do mercado é decisivo para o sucesso de uma empresa.
Por fim, além de reorganizar tudo que foi feito até agora, as empresas precisam começar a destinar orçamento, tempo e equipes voltadas para inovação.
Para isso, é importante que a operação seja cada vez mais automatizada, para que as pessoas tenham tempo para pensar em melhoria do negócio.
E que venha um 2021 mais moderno e eficiente!
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Por: Anderson Mancini, apaixonado por tecnologia, fundou aos 18 anos a Neotix Transformação Digital e desde então, vem participando do desenvolvimento de mais de novecentos projetos digitais em parceria com clientes de diferentes segmentos.
A Neotix Transformação Digital une estratégia, UX (User Experience), tecnologia e empatia para conectar empresas e clientes.
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