Empresas do grupo:

Início » Dicas para você encontrar o emprego certo em 2022!

Dicas para você encontrar o emprego certo em 2022!

por Leonardo Grandchamp
4 minutos ler
entrevista de emprego rh dp - Imagem por @aleksandarlittlewolf / freepik

Está chegando a época de fechar o balanço de 2021 e fazer planos para o próximo ano que vem aí. Se entre as suas resoluções para 2022 está uma mudança de emprego, a headhunter Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, sugere alguns pontos importantes a serem avaliados previamente:

1. Quais as minhas expectativas?

Apenas idealizar não adianta, é importante adotar uma postura prática e honesta consigo mesmo ao buscar uma transição. “Quando sabemos onde queremos chegar, temos mais força para trilhar o caminho ideal. Por isso, você deve se perguntar: o que eu quero exatamente? O que é indispensável para a minha vida e carreira? Qual o perfil de empresa que mais me interessa trabalhar? Em qual cultura organizacional eu me encaixo melhor? Com esse pensamento estruturado é mais provável que você encontre o que procura e se sinta realizado em uma mudança“, explica a especialista.

2. O que realmente posso entregar?

Depois de fazer uma imersão e avaliar o que você realmente quer para a sua carreira, é a hora de analisar o que você tem a oferecer. “Neste momento é importante ser muito ponderado e analisar o que, em você, é relevante para as empresas onde gostaria de trabalhar. Não adianta insistir, por exemplo, em querer um posto de gestão se você tem dificuldade em desenvolver ações muito estratégicas e delegar tarefas. Porém, se seu desejo é se tornar um líder, aproveite  o momento para focar na sua atualização profissional e no aprimoramento das soft skills”, ressalta Maria Eduarda.

3. Quais as prioridades das empresas?

Antes de sair distribuindo currículos é importante entender quais estão sendo as prioridades para as empresas no contexto atual. “Analisar o momento do mercado e entender o perfil de profissional que as empresas estão buscando faz todo sentido. Sem um bom planejamento, a chance de cairmos no piloto automático e abarmos frustrados após uma mudança é muito grande”, acrescenta Silveira. Por isso, é importante saber como se posicionar dentro do contexto, compreendendo melhor o que você quer para sua vida, conhecer o mercado de atuação e desenvolver habilidades que levem ao encontro do que deseja. Essa clareza é imprescindível para o sucesso.

4. Quais são as minhas possibilidades?

Após compreender todo este cenário, sair da zona de conforto e se abrir a novas possibilidades pode ser um exercício interessante a ser feito. “As pessoas têm dificuldades em procurar algo diferente daquilo que já fazem muito bem, a chamada “zona de conforto”. Acontece que boa parte das novas profissões surgiram de indivíduos que, antes, estavam em outros mercados ou funções”, explica a headhunter. Por isso, é fundamental se perguntar: em quais áreas posso ser útil? Quais estão sendo mais promissoras? Vale a pena buscar uma profissão/função diferente? Quais habilidades eu preciso aprimorar para isso? Quanto tempo  e dinheiro vou gastar com essa capacitação? Eu estou disposto a isso?

5. Como estou cuidando das minhas relações profissionais?

Ouvir colegas mais experientes na carreira é uma boa forma de entender se determinado caminho será bom para você, além de poderem ter grande valor para uma transição. Para isso, porém, é preciso cuidar das relações desde cedo. “O networking é uma premissa dos bons profissionais e envolve não apenas trabalhar sua marca pessoal, mas manter um relacionamento de qualidade, com conexão forte e periódico com as pessoas”, afirma Maria Eduarda.

Segundo a especialista em carreira, esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração para quem quer começar o próximo ano e um novo emprego com o pé direito.

A Bold RH é uma consultoria focada em contratações para as áreas de Legal, Tax, Compliance, Relações Governamentais, Finanças e Recursos Humanos.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More