Carreira

Dicas para você encontrar o emprego certo em 2022!

Está chegando a época de fechar o balanço de 2021 e fazer planos para o próximo ano que vem aí. Se entre as suas resoluções para 2022 está uma mudança de emprego, a headhunter Maria Eduarda Silveira, CEO da Bold HR, sugere alguns pontos importantes a serem avaliados previamente:

1. Quais as minhas expectativas?

Apenas idealizar não adianta, é importante adotar uma postura prática e honesta consigo mesmo ao buscar uma transição. “Quando sabemos onde queremos chegar, temos mais força para trilhar o caminho ideal. Por isso, você deve se perguntar: o que eu quero exatamente? O que é indispensável para a minha vida e carreira? Qual o perfil de empresa que mais me interessa trabalhar? Em qual cultura organizacional eu me encaixo melhor? Com esse pensamento estruturado é mais provável que você encontre o que procura e se sinta realizado em uma mudança“, explica a especialista.

2. O que realmente posso entregar?

Depois de fazer uma imersão e avaliar o que você realmente quer para a sua carreira, é a hora de analisar o que você tem a oferecer. “Neste momento é importante ser muito ponderado e analisar o que, em você, é relevante para as empresas onde gostaria de trabalhar. Não adianta insistir, por exemplo, em querer um posto de gestão se você tem dificuldade em desenvolver ações muito estratégicas e delegar tarefas. Porém, se seu desejo é se tornar um líder, aproveite  o momento para focar na sua atualização profissional e no aprimoramento das soft skills”, ressalta Maria Eduarda.

3. Quais as prioridades das empresas?

Antes de sair distribuindo currículos é importante entender quais estão sendo as prioridades para as empresas no contexto atual. “Analisar o momento do mercado e entender o perfil de profissional que as empresas estão buscando faz todo sentido. Sem um bom planejamento, a chance de cairmos no piloto automático e abarmos frustrados após uma mudança é muito grande”, acrescenta Silveira. Por isso, é importante saber como se posicionar dentro do contexto, compreendendo melhor o que você quer para sua vida, conhecer o mercado de atuação e desenvolver habilidades que levem ao encontro do que deseja. Essa clareza é imprescindível para o sucesso.

4. Quais são as minhas possibilidades?

Após compreender todo este cenário, sair da zona de conforto e se abrir a novas possibilidades pode ser um exercício interessante a ser feito. “As pessoas têm dificuldades em procurar algo diferente daquilo que já fazem muito bem, a chamada “zona de conforto”. Acontece que boa parte das novas profissões surgiram de indivíduos que, antes, estavam em outros mercados ou funções”, explica a headhunter. Por isso, é fundamental se perguntar: em quais áreas posso ser útil? Quais estão sendo mais promissoras? Vale a pena buscar uma profissão/função diferente? Quais habilidades eu preciso aprimorar para isso? Quanto tempo  e dinheiro vou gastar com essa capacitação? Eu estou disposto a isso?

5. Como estou cuidando das minhas relações profissionais?

Ouvir colegas mais experientes na carreira é uma boa forma de entender se determinado caminho será bom para você, além de poderem ter grande valor para uma transição. Para isso, porém, é preciso cuidar das relações desde cedo. “O networking é uma premissa dos bons profissionais e envolve não apenas trabalhar sua marca pessoal, mas manter um relacionamento de qualidade, com conexão forte e periódico com as pessoas”, afirma Maria Eduarda.

Segundo a especialista em carreira, esses são os principais pontos que devem ser levados em consideração para quem quer começar o próximo ano e um novo emprego com o pé direito.

A Bold RH é uma consultoria focada em contratações para as áreas de Legal, Tax, Compliance, Relações Governamentais, Finanças e Recursos Humanos.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

2 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

4 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago