Empresas do grupo:

Início » Dimob 2025: entenda o que é e quem deve enviar

Dimob 2025: entenda o que é e quem deve enviar

por Matheus Vinicius Ribeiro
2 minutos ler

A Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob) é uma mais uma obrigação acessória que precisa ser enviada por algumas pessoas jurídicas e equiparadas até o final de fevereiro de 2025.

Esta é uma declaração destinada a negócios do ramo imobiliário e deve ser transmitida anualmente pelos negócios obrigados. O prazo é até o último dia útil do 2º mês do ano, com informações do ano-calendário imediatamente anterior (2024).

Confira, de uma maneira simples e resumida, o que é a Dimob e quem precisa enviar essa obrigação em 2025.

O que é?

Como informamos, esta obrigação deve ser transmitida anualmente por para informar operações do setor imobiliário, desde as transações de construção, incorporação e loteamento, até a intermediação de aquisições e alienações.

Portanto, essa é mais uma das obrigações que devem ser enviadas até o último dia útil de fevereiro, o prazo deste ano vai até o dia 28/02. Deixar de enviar ou realizar a entrega, ou transmitir com atraso pode ocasionar multas para o contribuinte.

Deixar de transmitir a declaração ou o enviar com informações incorretas, além de gerar penalidades financeiras, configura crime contra a ordem tributária, conforme previsto no art. 2º da Lei n.º 8.137/1990.

Quem precisa enviar a DIMOB em 2025?

São obrigadas à entrega da DIMOB as pessoas jurídicas e equiparadas que: 

  • comercializarem imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim; intermediarem aquisição, alienação ou aluguel de imóveis; 
  • realizarem sublocação de imóveis; ou se constituírem para construção, administração, locação ou alienação de patrimônio próprio, de seus condôminos ou de seus sócios.

Para enviar basta baixar o programa e preencher as informações que devem ser declaradas à Receita Federal e não se esqueça de respeitar o prazo estabelecido. Lembrando, no caso de uma empresa possuir filiais, a Dimob deve ser transmitida pelo estabelecimento matriz, com todas as informações centralizadas no CNPJ da empresa matriz.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More