Empresas do grupo:

Início » Dinheiro esquecido: Consulte agora ou governo ficará seu dinheiro

Dinheiro esquecido: Consulte agora ou governo ficará seu dinheiro

por Ricardo
3 minutos ler

A pouco menos de duas semanas, o Banco Central divulgou que os brasileiros têm cerca de R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgatar no Sistema de Valores a Receber (SVR), do qual, os brasileiros que perderem o prazo simplesmente estarão cedendo o seu dinheiro para os cofres da União.

O Sistema de Valores a Receber, é um sistema do Banco Central no qual pessoas físicas e jurídicas, podem consultar se tem dinheiro “esquecido” em banco, consórcio ou ainda com alguma instituição.

Se você ainda não fez a consulta tanto como pessoa física ou quanto CNPJ da sua empresa caso tenha. O momento para fazer isso agora, ou você poderá estar cedendo o montante para o governo.

Dinheiro ficará com o governo

Nesta última quinta-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia, autorizando ainda que o governo recolha os recursos esquecidos em contas bancárias do qual os titulares não reclamaram seus direitos.

A proposta, além de ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados, já havia sido aprovada pelo Senado Federal, dessa forma, o texto em questão está seguindo para o último passo antes de começar a valer, que é a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em caso de sanção presidencial, que deve ocorrer em breve, os titulares do “dinheiro esquecido em bancos”, terão um prazo de mais 30 dias após a publicação da norma para consultarem e resgatarem possíveis valores. Após esse prazo os recursos serão transferidos ao Tesouro Nacional.

Dessa maneira, os recursos serão utilizados para compensar perdas de arrecadação com a desoneração dos setores e das prefeituras, assim como estabelece a proposta que está indo a sanção presidencial.

Como faço para consultar?

Para consultar os valores a receber é simples. Basta utilizar o Sistema de Valores a Receber do Banco Central, sendo EXCLUSIVAMENTE o único local oficial e que os brasileiros podem utilizar para consultas e resgates.

Veja como é fácil consultar:

  1. Acesse a página do Valores a Receber do Banco Central
  2. Clique em “Consulte valores a receber”
  3. Insira seu CPF e data de nascimento
  4. Caso esteja consultando para a empresa insira o CNPJ e data de abertura da empresa
  5. Transcreve os caracteres de confirmação
  6. Clique no botão Consultar

Na situação de valores a receber de pessoas que já tenham falecido, é fundamental que você seja herdeiro, inventariante, representante legal ou testamentário para conseguir consultar, além de claro, preencher um termo de responsabilidade.

Você também pode gostar

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More