A pouco menos de duas semanas, o Banco Central divulgou que os brasileiros têm cerca de R$ 8,56 bilhões disponíveis para resgatar no Sistema de Valores a Receber (SVR), do qual, os brasileiros que perderem o prazo simplesmente estarão cedendo o seu dinheiro para os cofres da União.
O Sistema de Valores a Receber, é um sistema do Banco Central no qual pessoas físicas e jurídicas, podem consultar se tem dinheiro “esquecido” em banco, consórcio ou ainda com alguma instituição.
Se você ainda não fez a consulta tanto como pessoa física ou quanto CNPJ da sua empresa caso tenha. O momento para fazer isso agora, ou você poderá estar cedendo o montante para o governo.
Nesta última quinta-feira (16), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que prevê a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia, autorizando ainda que o governo recolha os recursos esquecidos em contas bancárias do qual os titulares não reclamaram seus direitos.
A proposta, além de ter sido aprovada pela Câmara dos Deputados, já havia sido aprovada pelo Senado Federal, dessa forma, o texto em questão está seguindo para o último passo antes de começar a valer, que é a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em caso de sanção presidencial, que deve ocorrer em breve, os titulares do “dinheiro esquecido em bancos”, terão um prazo de mais 30 dias após a publicação da norma para consultarem e resgatarem possíveis valores. Após esse prazo os recursos serão transferidos ao Tesouro Nacional.
Dessa maneira, os recursos serão utilizados para compensar perdas de arrecadação com a desoneração dos setores e das prefeituras, assim como estabelece a proposta que está indo a sanção presidencial.
Para consultar os valores a receber é simples. Basta utilizar o Sistema de Valores a Receber do Banco Central, sendo EXCLUSIVAMENTE o único local oficial e que os brasileiros podem utilizar para consultas e resgates.
Veja como é fácil consultar:
Na situação de valores a receber de pessoas que já tenham falecido, é fundamental que você seja herdeiro, inventariante, representante legal ou testamentário para conseguir consultar, além de claro, preencher um termo de responsabilidade.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…