Acidentes fora do horário de trabalho deixam tanto trabalhadores quanto empregadores confusos sobre quais são os direitos do empregado e como se portar perante a situação.
Elaboramos o artigo de hoje para ajudar empregadores e colaboradores a entender os direitos do trabalhador em caso de acidente fora do expediente de trabalho.
Conforme a legislação de acordo com a Lei nº 8.213/91 se equipara ao acidente de trabalho aquele que acontece no percurso do trabalhador realizado do trabalho para casa ou de casa para o trabalho.
Por isso, de acordo com o entendimento jurisprudencial, o empregado necessita estar no caminho que realizar frequentemente tanto de ida quanto de volta à empresa.
Porém, os acidentes conhecidos como de trajeto ou percursos que ocorreram entre as datas de 12 de novembro de 2019 e 20 de abril de 2020, não entram nessa modalidade, afinal, a MP 905 que estava em vigor na época extinguia a equiparação.
Agora que já entendemos os pontos sobre o acidente de trajeto, vou mencionar agora quais são os direitos do trabalhador que sofre um acidente fora do trabalho, confira:
Indenização: quando o trabalhador sofre o acidente fora do ambiente em que realiza suas atividades laborais, o mesmo não possui direito a indenização, isso ocorre pois não há nexo de causalidade entre as ações da empresa e o trabalhador acidentado.
Salário caso o trabalhador necessite de ausentar por causa do acidente: mesmo que o empregado necessite se afastar das atividades laborais é responsabilidade da empresa arcar com a remuneração do trabalhador nos primeiros 15 dias de afastamento.
Emissão do CAT: a empresa é obrigada a realizar a emissão do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), afinal o CAT é exigido pelo INSS para reconhecimento de acidente de trabalho, acidente de trajeto ou doença ocupacional.
Direito ao Auxílio-Doença: mesmo quando o acidente ocorreu fora do horário de trabalho, o trabalhador pode ter direito ao benefício do INSS que é pago 15 dias após o afastamento, ressaltando que o trabalhador nessa situação precisa entrar com o pedido de afastamento junto ao Instituto que deverá arcar com o repasse financeiro de acordo com a perícia médica do INSS e regras para obtenção do benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…