Imagem por @prostooleh/ freepik
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direitos a outros benefícios que desconhecem. Muitos não sabem que podem ter acesso ao saque do FGTS, quitação de imóvel financiado e manter o plano de saúde. Confira os benefícios que o aposentado e pensionista têm direito.
Quando o trabalhador se aposentar pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mesmo quando for por invalidez. Será possível sacar o saldo total da conta vinculada ao FGTS.
O segurado que se aposentar por invalidez, ou seja, por incapacidade permanente, poderá ter o contrato de financiamento imobiliário quitado pelo banco (isso porque o mutuário já paga um seguro junto com as parcelas mensais).
O aposentado que financiou um imóvel pode pedir a quitação garantida pelo seguro habitacional, desde que sua aposentadoria tenha sido por invalidez, como também garantido-lhe o adicional de 25% nos casos em que não tiver condições de realizar suas atividades diárias e necessite de ajuda de terceiros.
As pessoas que já possuem plano de saúde da empresa onde trabalha, quando se aposenta, pode ficar com o convênio, no entanto, terá que assumir o pagamento que era antes feito pela a empresa.
Só é permitido acumular duas pensões por morte ou duas aposentadorias se forem de regimes previdenciários diferentes. Ou seja, você pode receber duas aposentadorias ou duas pensões por morte, caso um dos benefícios seja concedido pelo Regime Geral da Previdência e o outro por um regime diferente.
Sendo que o segurado receberá a que for mais vantajosa (100% do valor). E outro benefício, receberá entre 10% e 60% do valor.
Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que desejam aumentar o valor do seu benefício vão poder pedir uma revisão ao Instituto. Em alguns casos há necessidade de respeitar um período de tempo para solicitar, o prazo máximo é de dez anos após a concessão do benefício.
Todos os aposentados do INSS vão ter prioridade na restituição do Imposto de Renda.
Aposentados e pensionistas do INSS poderão ter isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
A isenção de IPTU é destinada para quem é aposentado ou pensionista que tem residência própria. A isenção varia conforme a legislação vigente de cada município brasileiro.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…