Chamadas

Direitos trabalhistas que todo MEI tem direito

Muitos brasileiros decidiram deixar a velha carteira assinada e arriscar um trabalho autônomo em busca de seus sonhos. Mas ainda existe a dúvida se há direitos trabalhistas para MEI. É fato que podem acontecer diversos imprevistos que necessitem de direitos trabalhistas para MEI.

Para se tornar o dono do seu próprio negócio se encontram muitas dificuldades, tanto financeiras, quanto estruturais. Mas o sistema MEI é uma forma de legalizar esse trabalho e oferecer direitos e deveres a quem o pratica.

Claro que no Brasil os direitos trabalhistas para MEI existem e tornam vantajoso a legalização de uma empresa, seja ela nova ou não. Neste artigo mostraremos de forma clara, todos os benefícios trabalhistas que são oferecidos à categoria através da formalidade de microempreendedor.

Direitos trabalhistas para MEI

Se você se encaixa na condição de microempreendedor individual, precisamos dizer que além das obrigações a respeito de pagamento de carga tributária, limite de faturamento e outros, você também possui direitos trabalhistas para MEI.

Abaixo listaremos esses direitos para que entende que trabalhar autônomo de forma legalizada não é bom apenas para o governo, mas para a garantia de benefícios a você e a sua família em situações inesperadas.

Cobertura previdenciária

O primeiro da lista dos direitos trabalhistas para MEI a ser citado é a cobertura previdenciária. Todos os meses é feito o pagamento de uma guia e nesse valor já está incluso o que é encaminhado ao INSS gerando um fundo previdenciário que te dará respaldo em situações necessárias.

Aposentadoria por invalidez ou idade

Todo mundo pensa no futuro e nele entra a tranquilidade de saber que sua aposentadoria estará garantida. Esse benefício também faz parte dos direitos trabalhistas para MEI. Além disso, o tempo de contribuição através da CLT pode ser juntado ao tempo via MEI.

A aposentadoria do MEI, como a de qualquer outro trabalhador pode acontecer por idade – 60 anos para mulheres e 65 anos para homens – desde que tenha pelo menos 15 anos de contribuição, isso porque o MEI não oferece a possibilidade de aposentadoria por tempo de contribuição.

Outra forma em que pode acontecer a aposentadoria é por invalidez, tendo contribuído pelo menos um ano com a previdência social. Essa modalidade acontece quando o trabalhador não tem mais condições físicas ou mentais de continuar exercendo sua função.

Auxílio-doença ou salário maternidade

Se um trabalhador autônomo ficar doente ou sofrer um acidente, precisar de repouso e não puder trabalhar, a casa ficará desassistida não é mesmo? Não! Outro direito trabalhista para o microempreendedor legalizado é poder contar com o auxílio-doença quando precisar.

Assim também acontece com as mulheres que engravidarem. Tendo pelo menos 10 meses de contribuição é possível realizar a solicitação via página da Previdência Social.

Pensão por morte ou auxílio reclusão

Além das garantias pessoais que o MEI oferece a família que quem atua nessa modalidade também é assistida através da pensão para dependentes em casa de falecimento do trabalhador ou auxílio-reclusão caso ele seja preso por qualquer crime.

A segurança e garantia os inscritos no MEI é oferecida através dos direitos trabalhistas para MEI para qualquer situação adversa ou a garantia de futuro no caso da aposentadoria. Portanto, vale a pena formalizar o seu negócio, sabendo que seus direitos continuam esguardados!

DICA EXTRA: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio

Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana.

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o s



Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

11 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

14 horas ago