Chega uma hora que não existe outra alternativa quando se tem uma dívida com banco. É renegociar seu débito. E se você tem dúvidas de como renegociar uma dívida, vamos ajudá-lo a entender melhor este processo. Hoje vamos falar de como renegociar um débito com a Caixa Econômica Federal.
Renegociar dívidas
Para você entender: de um lado existe o credor, aquele que quer receber o dinheiro da dívida. Do outro lado, o devedor, a pessoa que tem a obrigação de pagar.
No artigo que você vai ler, o credor é a Caixa Econômica Federal. Um dos maiores problemas para quem tem dívida com a Caixa, é deixar a dívida acumular, criando consequências graves. Os juros são altos, o que transforma seu débito numa bola de neve.
Renegociar dívidas, quais os benefícios?
juros menores, descontos em juros e multas;
a dívida para de crescer;
parcelamento do débito;
oportunidade de reorganizar as finanças.
Como renegociar dívida na Caixa?
A Caixa oferece um ambiente virtual no qual você poderá consultar suas dívidas com empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e contratos habitacionais, podendo verificar as alternativas disponíveis para regularizar sua situação.
A Caixa permite que você parcele sua dívida em 96 vezes, com uma entrada mínima de 10% da dívida e saldo devedor restante de até R$ 49.000,00, sem garantia real.
Veja o passo a passo:
Acesse o sistema
Entrando no site da Caixa e procurando pela opção Negociar Dívidas. No sistema de regularização, você vai informar os dados solicitados para ter acesso às informações relacionadas ao seu CPF.
Entre no site da Caixa e procure pela opção Negociar Dívidas. No sistema de regularização, informe os dados solicitados para ter acesso às informações relacionadas ao seu CPF.
Analise seus contratos
Na aba você terá acesso a todos os seus contratos com a Caixa e verificar aqueles que estão em atraso. Eles poderão ser renegociados.
Regularize sua dívida
Você vai escolher as melhores condições que esteja ao seu alcance, é só informar de preferência para o pagamento do primeiro boleto e a quantidade de parcelas.
O boleto será gerado na hora e os restantes serão enviados para o seu endereço. É sempre bom, antes de gerar o boleto, verificar se as informações estão corretas.
Você no azul
No ano pasado, a Caixa testou um novo programa para renegociação de dívidas de créditos comerciais para pessoas físicas e empresas. o Você no Azul, foi um tremendo sucesso.
As facilidades foram a regularização de débitos com atraso superior a 360 dias. Os descontos chegando a 90% para liquidação à vista, dependendo da situação dos contratos e o tipo de operação de crédito.
O banco também ofereceu no crédito comercial:
Possibilidade de unificar os contratos em atraso e parcelar a dívida em até 96 meses
Realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação vencida ou a vencer
Efetuar a repactuação de dívida, com possibilidade de aumento do prazo.
Nos contratos habitacionais:
Pagar uma entrada e incorporar as demais parcelas em atraso
Realizar acordo com um pagamento inicial ou utilizar o saldo do FGTS para reduzir em até 80% o valor de 12 prestações, incluindo até três prestações atrasadas.
O sucesso foi tão grande que a Caixa vai repetir a dose em 2020 do Você no AZul. Procure se informar numa agência da Caixa.
E os direitos do consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor e a Constituição garantem direitos a quem deve em uma renegociação. Veja alguns deles:
Multas e juros
O Banco Central garante a divulgação de uma taxa de juros mediana, que seria o ideal a ser praticada no mercado.
Mas, as instituições bancárias têm liberdade para aplicar a taxa que quiserem, por isso elas variam tanto. O consenso é que os juros aplicados em dívidas fiquem em torno do estabelecido como normal.
Se você perceber que os juros são abusivos, terá direito ao abatimento proporcional e da correção monetária mesmo após a negociação já ter sido concluída.
É bom saber:
O credor é obrigado a fornecer todas as informações de forma clara e esclarecer as dúvidas que o consumidor tem.
Inadimplência
O credor tem até cinco dias para retirar o seu CPF ou CNPJ do seu empreendimento dos órgãos de proteção ao crédito logo após você pagar a primeira parcela do acordo.
Direito de negociar
Você não é obrigado aceitar a proposta da instituição, se ela não for do seu agrado. Você tem o direito de fazer uma contraproposta.
Até porque o acordo tem que beneficiar os dois lados. Não adianta você renegociar uma dívida que não vai conseguir pagar.
Danos Morais
Se você se sentir constrangido durante o processo de renegociação, vai poder procurar a justiça e entrar com uma ação de danos morais. Formas de constragimentos: Você receber ligações em locais públicos que revelem sua dívida.
Se você tem uma dívida com a Caixa, já sabe como renegociá-la. O melhor é não deixar que ela vá crescendo e criando problemas futuros para você.