Chamadas

Dívidas com a Receita Federal devem ser regularizadas até amanhã, dia 31

Os contribuintes que possuem débitos em discussão judicial ou administrativa, referente ao pagamento de contribuições sobre a participação nos lucros e resultados (PLR) para previdência ou outras entidades e fundos, ainda podem fazer a negociação junto à Receita Federal.  

É possível obter até 50% de desconto através do Transação Tributária, mas o programa, mas a adesão precisa ser feita até amanhã, dia 31. Então, veja a seguir quais são as condições e como regularizar suas dívidas. 

Como funciona?

O programa Transação Tributária é voltado às pessoas físicas e jurídicas. Abrange os débitos inscritos ou não em Dívida Ativa da União, de qualquer valor. Sendo assim, a adesão a esta transação implica desistência das impugnações ou dos recursos administrativos interpostos, em relação aos débitos incluídos na transação. 

Desta forma, o valor da parcela mínima deverá ser de R$ 100,00 para a pessoa natural e R$ 500,00 para a pessoa jurídica. É possível conseguir até 50% de desconto no pagamento dos débitos incluídos na transação tributária. Veja quais são as condições: 

  • pagamento de entrada no valor de 5% do valor total do débito ou da inscrição elegível à transação, sem reduções, dividida em 5 parcelas mensais e sucessivas, sendo o restante parcelado em até 7 meses, com redução de 50% do valor do montante principal, da multa, dos juros e dos demais encargos;
  • pagamento de entrada no valor de 5% do valor total do débito ou da inscrição elegível à transação, sem reduções, dividida em 5 parcelas mensais e sucessivas, sendo o restante parcelado em até 31 meses, com redução de 40% do valor do montante principal, da multa, dos juros e dos demais encargos;
  • pagamento de entrada no valor de 5% do valor total do débito ou da inscrição elegível à transação, sem reduções, dividida em 5 parcelas mensais e sucessivas, sendo o restante parcelado em até 55 meses, com redução de 30% do valor do montante principal, da multa, dos juros e dos demais encargos.

Como aderir?

O contribuinte interessado em regularizar suas dívidas deve acessar o portal e-CAC, que está disponível no site da Receita Federal. Depois, siga os passos:

  • selecione a opção “Preencher/Enviar Formulário”;
  • clique em “Requerimento de Adesão à Transação no Contencioso Tributário de Relevante e Disseminada Controvérsia Jurídica”;
  • informe os dados solicitados na declaração eletrônica;
  • é necessário clicar no botão “validar ocorrência” para cada grupo de informações;
  • no final, clique no botão “Transmitir”.

Para os débitos que estiverem inscritos em Dívida Ativa da União, a negociação deve ser realizada junto ao portal Regularize. Para isso, utilize o código de receita 6028 e selecione o serviço “Negociação de Dívida”, na funcionalidade “Acordo de Transação Individual”. Depois, é só preencher o formulário eletrônico e apresentar os documentos:  

  • requerimento de adesão preenchido;
  • qualificação completa do requerente, sócios, controladores, administradores, gestores e representantes legais;
  • número dos processos administrativos do crédito tributário a transacionar,
  • número das inscrições na Dívida Ativa da União,
  • cópia do requerimento de desistência de ações, impugnações ou recursos relativos aos créditos transacionados, protocolado em juízo, com pedido de extinção do processo e a certidão de objeto onde conste o atual estágio da ação.

Pagamento

Depois desse procedimento, basta emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento da primeira parcela ou do valor total. Isso irá efetivar a negociação.

Em caso de indeferimento do requerimento de adesão à transação, o responsável pode apresentar recurso administrativo no prazo de 10. Portanto, a orientação é fazer o acompanhamento da adesão ao programa.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Samara Arruda

Jornalista há 10 anos, já atuou na redação de revistas e jornais locais de MG e na produção de conteúdo para redes sociais. Atualmente, se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago