A Advocacia Geral da União (AGU) disponibilizou na quinta-feira, dia 11, o uso de certificação digital para pessoas físicas, empresas e associações que tenham dívidas junto ao governo federal. Com essa medida, essas dívidas poderão ser pagas via internet, o que facilita a vida de todo mundo. De acordo com Maurício Balassiano, diretor de Certificação Digital da Serasa Experian, esse caminho representa o que ele chama de Segunda Onda da Certificação Digital, que é a utilização cada vez maior da infraestrutura a partir do surgimento de novos benefícios aos usuários, como é este o caso.
A novidade está disponível como uma das funcionalidades da plataforma Sapiens, hospedada no site da AGU. O sistema vai permitir a consulta dos débitos na dívida ativa e a realização de simulações sobre formas de pagamento, como parcelamentos. O devedor poderá também optar pela modalidade de quitação e efetuá-la por meio da plataforma Sapiens.
De acordo com a AGU, para acessar o sistema a pessoa física ou jurídica deve ter um certificado digital válido. Para o governo, o serviço vai facilitar tanto a conferência quanto o pagamento dos débitos. A expectativa do órgão é que essa ferramenta facilite os pagamentos, revertendo na arrecadação do governo junto a seus devedores.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…