A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão similar a um SERASA para os tributos, que inscreve e cuida do trâmite do ajuizamento das dívidas tributárias em dívida ativa; está agora se valendo da Lei 9492 de 1997 e protestando em cartório as dívidas tributárias, independente de qual seja o imposto e da sua idade. Até então este órgão não se utilizava desta Lei.
Portanto, você que tem tributos em atraso, seja Pessoa Física ou Jurídica, poderá a qualquer momento receber uma notificação do cartório para acertar as dívidas tributárias. Isto irá implicar, além de multas, juros e honorários advocatícios, mais taxas, as chamadas cartorárias e emolumentos diversos.
Caso o devedor seja desconhecido, possuir localização incerta ou ignorada, a intimação será feita por edital e publicado em jornais de grande circulação.
Todo cuidado é pouco nestes casos, pois o protesto extrajudicial é passível de afetar o crédito do devedor protestado no mercado, em razão do provável acesso a dados pelos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC.
Via célere
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…