A pandemia trouxe à tona não apenas os problemas relacionados à saúde pública, mas também tem motivado uma crise econômica.
A situação representa um impacto negativo para muitos brasileiros, que antes já lutavam contra os altos índices de inadimplência, que até meados de 2019 atingiu cerca de 40,3% da população brasileira.
Apesar dos dados do segundo semestre de 2020 apresentarem uma certa melhora, o número de pessoas que precisam organizar sua vida financeira é cada vez maior.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas e mecanismos de controle para te ajudar a colocar as contas em dia.
Mas saiba que o primeiro passo é determinar quando e como fazer, além de ter perseverança para adotar um estilo de vida diferente e o resto será consequência.
- Identifique suas dívidas
Muitas pessoas acabam gastando mais do que ganham por não saber o que precisam pagar, além de não organizar os valores que tem disponível mensalmente.
Por isso, nossa dica é: se você tem alguma dívida em atraso (cartão, empréstimo pessoal, financiamento, etc), busque informações sobre os valores e os juros atualizados.
Anote tudo.
- Conheça seus gastos
Pare de gastar dinheiro com produtos supérfluos, defina os seus gastos mensais como contas de água, luz, energia, internet.
Separe aqueles que são consideradas prioridades da família e saiba o que está pagando.
Negocie as contas mais altas e que possuem juros e comece a pagar as dívidas que foram listadas acima.
- Tenha objetivos
Sabemos que para chegar aos nossos objetivos é necessário saber para onde estar indo.
Portanto, elabore um orçamento especificando suas metas e objetivos que deverão ser alcançados ao longo do ano, por exemplo.
Também podem ser destacados aqueles projetos à longo prazo, como viagens e aposentadoria.
- Reserva financeira
Além de pagar as contas diárias, também é necessário estar preparado para qualquer imprevisto, principalmente relacionado à saúde ou até mesmo o conserto do carro.
Para não entrar em novas dívidas, a orientação é ter uma reserva para atender à estes gastos.
- Seja disciplinado
Esta é a principal dica para quem quer organizar a vida financeira, pois, a falta de disciplina faz com que percamos de vista os objetivos.
Assim, todas as outras ações são sustentadas pela disciplina em manter seu orçamento definido e controlar os gastos.
- Use a tecnologia
Seja para economizar, criar reservas ou investir, você pode contar com ferramentas que atualmente fazem a gestão do seu dinheiro.
Confira uma seleção das melhores opções e tenha controle sobre suas decisões:
- Organizze: aplicativo que faz o gerenciamento de suas contas e gera relatórios sobre suas transações. O app também emite alertas relacionados às que precisam ser pagas e possibilita o controle de seus cartões de crédito, para que você não esqueça de algum boleto.
- Wallet: é possível fazer o lançamento de seus rendimentos e gastos, analisar gráficos de suas transações, sincronizar suas contas bancárias e, ainda, compartilhar os dados com a sua família, por exemplo.
- Mobills: também emite alertas por e-mail e as notificações auxiliam no lembrete de prazos de vencimento. Além disso, é possível definir metas e objetivos para quem quer economizar.
- Guiabolso: além de funcionalidades que são padrão também é possível acessar comparação de índice financeiro com outras pessoas de mesmo perfil e pode rastrear tanto o seu CPF e score quando precisar.
Por Samara Arruda