Empresas do grupo:

Início » Divulgada a lista de quem irá receber precatórios em 2022.  

Divulgada a lista de quem irá receber precatórios em 2022.  

por Lucas Machado
2 minutos ler
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Previamente, vale esclarecer que precatórios nada mais são que dívidas do governo as quais são pagas a pessoas que venceram ações judiciais contra órgãos públicos.

Cabe salientar que o pagamento através de precatórios são aqueles que superam a quantia correspondente a 60 salários mínimos, e justamente, devido ao alto valor são pagos em um período mais longo. 

Lembrando que os precatórios referentes a 2021 já foram repassados, todavia, já foi divulgada uma lista a respeito de quem terá o direito ao recebimento no próximo ano.  Dentre os processos favoráveis aos segurados que serão repassados em 2022 estão os referentes a concessão ou revisão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Conforme informações oficiais, o pagamento de precatórios custará cerca de R$ 89 bilhões aos cofres públicos, o que, por sua vez, preocupa o governo em relação ao orçamento da união em 2022. Isto porque, no próximo ano, estima-se que o Auxílio Brasil estará em vigor, de maneira que será necessário abrir um espaço no orçamento, em uma possível reestruturação do referido programa. 

Ademais, o pagamento de precatórios está sujeito a alterações até o próximo ano. Conforme a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/2021, a ideia é pagar os chamados superprecatórios com 15% de entrada e dividir o restante em 9 parcelas anuais até 2029. Atualmente a proposta tramita no congresso. 

Como realizar a consulta da lista de precatórios 2022

A referida lista foi divulgada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Sendo assim, para saber se você está incluído nos precatórios que serão repassados em 2022, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Acesse a página da  Comissão Mista de Orçamento (CMO)
  2.  Clique em “LOA 2022 Precatórios”; 
  3. Agora será necessário selecionar o tribunal responsável pela sentença (TRF, TJ, TRT, STF ou STJ);
  4.  Feito isso, procure pelo número do seu precatório no documento. 

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More