O Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) dos Microempreendedores Individuais do Brasil todo, sofrerão reajustes a partir desse mês (fevereiro). A alteração é reflexo do índice aplicado a contribuição previdenciária mensal, que é semelhante ao do salário mínimo, de 4,61% (passou de R$ 954 para R$ 998). Por isso, o reajuste já estará em vigor no próximo pagamento do DAS, até o dia 20 de fevereiro.
O reflexo desses aumentos fez com que o valor fixo do boleto mensal (DAS) fosse alterado conforme detalhes abaixo:
A obrigatoriedade da contribuição garante ao MEI o direito a diversos benefícios, como auxílio doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, pensão por morte, entre outros.
Para efetuar o pagamento, é necessário imprimir a guia através do Portal do Empreendedor. é possível acessar pelo computador, ou através do aplicativo da Receita Federal, disponível para sistemas iOS e Android. Ou ainda, através de Pontos de Atendimento do Sebrae.
É importante lembrar que o prazo de pagamento é o dia 20 de cada mês. Em casos de não pagamento, o microempreendedor pode ter seus benefícios previdenciários suspensos, além de pagar multas e juros.
Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.
Tudo que você precisa saber para saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!
Conteúdo via Blog Skill
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…