Designed by @pressfoto / freepik
Para garantir o desenvolvimento da sua empresa, é necessário ter organização com as finanças e isso pode ser feito por meio do registro em documentos contábeis.
Além disso, esses documentos podem ser utilizados para comprovar os movimentos financeiros e lançamentos aos órgãos regulatórios.
A sua ausência desses documentos pode prejudicar a gestão financeira, fiscal e contábil do negócio, além de resultar na aplicação de multas, visto que alguns são obrigatórios a certos empreendimentos. Desta forma, hoje vamos falar sobre os principais documentos contábeis. Acompanhe!
Os documentos contábeis são utilizados para o cálculo de obrigações principais e acessórias na rotina fiscal, dentre elas podemos citar o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), além de serem utilizados para o controle da saúde financeira da empresa. Por isso, esses documentos não podem conter erros ou rasuras e precisam ser arquivados.
Para isso existem regras que garantam sua organização, como por exemplo, o registro de dados em ordem cronológica e a assinatura do titular da empresa, assim como o contador responsável.
Existem diversos documentos contábeis, mas vamos citar os principais e que são conhecidos por todos os empresários. São eles:
Notas Fiscais: esses são documentos oficiais que demonstram o faturamento da empresa, por isso, as empresas devem fazer a emissão de notas fiscais quando houver a venda de produtos e serviços, caso contrário, pode ser penalizada pelo crime de sonegação fiscal. Esse procedimento foi facilitado com a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que obedece aos padrões de escrituração fiscal.
Documentos comprobatórios de despesas: na rotina das empresas está o pagamento de diversas despesas, como energia, internet, telefone, aluguel, conta de água, dentre outras. Então, esses pagamentos também devem ser apresentados para a contabilidade e lançados normalmente na escrituração contábil da sua empresa.
Extratos bancários: os extratos das contas bancárias da empresa também são considerados documentos contábeis, visto que através deles são registradas as despesas e as receitas financeiras do negócio.
Documentos trabalhistas: as informações sobre os funcionários da sua empresa e as movimentações na rotina do departamento pessoal, como por exemplo, a folha de pagamento ou os contratos de trabalho também devem ser informadas ao contador. Fazer a gestão dos documentos trabalhistas reduz o risco de ocorrência de eventuais reclamações trabalhistas.
Os documentos contábeis devem ser enviados mensalmente para a contabilidade, além disso, o registro e guarda dos documentos contábeis devem ser feitos de acordo com a legislação, sendo estabelecidos diferentes prazos, mas destacamos que o período médio de guarda é de cinco anos.
Porém, existem situações em que é necessário armazenar por dez anos, como os documentos trabalhistas e os documentos referentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que devem ser guardados por 30 anos.
O acompanhamento desses documentos pela sua contabilidade aumenta a garantia de cumprimento da legislação.
Desta forma, o empresário evita sofrer sanções e prejuízos para o negócio, além disso, ajuda a ter domínio sobre a contabilidade do negócio e auxilia no gerenciamento da empresa e na tomada de decisões.
Desta forma, os documentos contábeis se mostram bastante úteis para o acompanhamento de alguns dos indicadores, como a rentabilidade; índice de endividamento; percentuais de despesas, dentre outros.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aquie entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil
Por Samara Arruda
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…