O número de casais que vivem o relacionamento como se fossem casados aumentou, porém, muitos não possuem registro de seu relacionamento.
Esse relacionamento não formalizado, porém similar ao casamento, pode ser configurado como uma união estável.
No artigo de hoje apresentaremos quais documentos podem ser utilizados como provas da sua união em 2022.
O relacionamento é configurado como uma União estável quando possui uma convivência pública e dourada e possui o objetivo de constituir uma família.
No passado para se caracterizar como União Estável o relacionamento precisava ser de ao menos 5 anos ou que o casal tivesse filhos, porém, as coisas mudaram e atualmente não existe um prazo, e para que seu relacionamento possua características da união estável varia da forma que o companheiro (a) é apresentado à sociedade e também o desejo de se constituir família.
Entretanto, é necessário atenção, pois para fins previdenciários, a lei 13. 135/05 exige o prazo de 2 (dois) anos para se obter os benefícios.
É comum que muitos imaginem que para o relacionamento ser considerado uma união estável é necessário que o casal viva na mesma residência, porém não é necessário que o casal more junto para se configurar tal união.
Como mencionei muitos casais não formalizaram sua união e existem situações onde você precisa comprovar seu relacionamento, como para a obtenção de benefícios previdenciários como a pensão por morte, por exemplo.
Lembrando que no caso dos benefícios previdenciários é necessário que o relacionamento tenha ao menos 2 anos, confira os documentos abaixo:
Se você não possuir nenhum dos documentos que mencionei, existem também outras opções que podem ser utilizadas para comprovar o relacionamento.
Entretanto, os documentos que listei aqui não são aceitos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por isso é necessário que sejam levados ao judiciário, por isso é importante contar com a ajuda de um advogado previdenciário. O que pode ser utilizado é:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…