Diagnosticar enfermidades psiquiátricas às vezes pode ser um pouco complexo.
A quarentena e o distanciamento social fez com que muitos brasileiros agravassem quadros de doenças como depressão, ansiedade, transtornos obsessivos compulsivos, entre outros.
Daí surge uma grande dúvida: Será que doenças psiquiátricas podem dar direito à aposentadoria por invalidez?
Ainda há muito preconceito em relação a esse assunto apesar do grande aumento dos casos nos últimos anos. A boa notícia é que estes tipos de enfermidade concedem, sim, o direito de se aposentar.
No entanto, não há uma lista definitiva de doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez. Tem direito ao benefício o segurado da Previdência Social que for considerado incapaz e sem condições de reabilitação para voltar ao trabalho.
O que são doenças psiquiátricas?
Doenças psiquiátricas são condições que comprometem a ordem psicológica, mental ou cognitiva dos indivíduos e podem ser causadas por diversos fatores.
Dessa forma, podem ter origem em aspectos genéticos, problemas hormonais ou mesmo ser resultado do estilo de vida que a pessoa leva.
Conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5), entre os transtornos mais comuns que atingem os segurados da Previdência Social, estão:
- Transtornos Depressivos, em que há vários tipos de depressão;
- Transtorno de Ansiedade, como síndrome do pânico, ansiedade generalizada, estresse ou fobia;
- Transtorno Bipolar, em que se alterna períodos de depressão e períodos de mania;
- Transtorno Obsessivo-compulsivo;
- Transtornos Psicóticos, como esquizofrenia ou transtorno delirante.
Como requerer benefícios do INSS?
Para solicitar a aposentadoria por invalidez, a pessoa tem que comprovar que é portador de doença psiquiátrica, sendo necessária a comprovação do transtorno com laudo oficial, incluindo a comprovação que recebeu auxílio-doença.
O trabalhador deve solicitar uma perícia no INSS e levar todos os laudos médicos, medicamentos e atestados que comprovem sua condição.
![Designed by DanielReche / Bigstock](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/08/print-saúde-mental.png)
Atualmente, a depressão e a ansiedade são as doenças psiquiátricas que mais têm afastado os trabalhadores das suas atividades. Ainda há muito preconceito sobre esse tema, ou seja, ser uma pessoa depressiva e precisar se afastar para um tratamento mais determinante.
Além disso, há uma dificuldade em aceitar muitos dos diagnósticos de doenças psiquiátricas, principalmente no ambiente de trabalho. E podem não haver sinais visíveis de sua existência.
Portanto, em casos de sinais de doenças psiquiátricas, é importante procurar uma ajuda especializada e não postergar ajuda nessa condição.
Caso o trabalhador já tenha o diagnóstico de uma enfermidade psiquiátrica, procure a ajuda de um advogado previdenciário para melhor orientação.
Um último aviso é que para ter o direito ao benefício de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez é necessário que a doença impeça o exercício do trabalho habitual, ou seja, o segurado esteja impossibilitado para trabalhar na sua profissão específica.
Estar somente doente não é o suficiente. É necessário estar impedido de trabalhar temporária ou permanentemente.
Por: Ana Luzia Rodrigues
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.