Algumas doenças podem levar o trabalhador a ficar incapacitado de exercer suas funções laborais. Deste modo ele terá direito a benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) desde que esteja na qualidade de segurado. Neste caso, ele poderá ter direito a um benefício temporário ou permanente.
Mas o trabalhador precisará passar por perícia médica para obter o benefício desejado. Para ter direito à aposentadoria por invalidez será preciso cumprir uma carência de 12 contribuições mensais.
A aposentadoria por invalidez é concedida para quem não consegue exercer suas atividades no trabalho e também em outra função.
Em algumas situações, o trabalhador poderá ficar isento de cumprir a carência. Esta dispensa será dada nos casos de acidente de qualquer natureza ou por doença profissional.
Para ter acesso a aposentadoria por invalidez o trabalhador precisará cumprir alguns requisitos como estar incapacitado totalmente para exercer sua profissão ou outra qualquer.
O trabalhador vai passar por um período de readaptação, quando ainda não está em condições de voltar às atividades que exercia antes, sendo possível uma readaptação em outra função que esteja de acordo com a sua saúde.
No entanto, a incapacidade pode ser permanente, ou seja, deve ser considerada incurável, irreversível ou sem previsão de recuperação.
O INSS exige uma carência de 12 contribuições mensais.
Outra exigência do INSS para o segurado ter direito a aposentadoria por invalidez é estar incapaz para o trabalho habitual e insusceptível de reabilitação para o exercício de atividade que lhe garanta a subsistência, isto é, a incapacidade temporária e social ou incapacidade total.
Documentos necessários para solicitar o benefício, sendo que os documentos precisam comprovar a incapacidade permanente do segurado.
Você pode solicitar o benefício através do site ou aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135 (a ligação gratuita pode ser feita através do telefone fixo).
Pelo site ou aplicativo do Meu INSS com o login do sistema gov.br. Para quem não estivar cadastrado será necessário criá-lo, clique na opção “Entrar”, digite o número do seu CPF em seguida clique em “Crie sua conta”.
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…