O dólar iniciou a terça-feira (6) em leve queda em relação ao real, acompanhando a estabilização da moeda dos Estados Unidos no mercado internacional após um recente aumento. A atenção estava voltada para os discursos dos dirigentes do Federal Reserve (Fed) e para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, divulgada anteriormente.
Por volta das 9h03, o dólar estava sendo negociado a R$ 4,9770 na venda, registrando uma queda de 0,10%. Na sessão anterior, a moeda norte-americana havia encerrado em alta de 0,27%, cotada a R$ 4,981. Enquanto isso, o mercado acionário avançou 0,32%, alcançando os 127.592,38 pontos, impulsionado pela movimentação corporativa.
Leia também: EB-2 É O Visto Mais Popular Para Conseguir Um Green Card
As declarações de Jerome Powell, presidente do Fed, no programa “60 Minutes” da CBS no domingo, influenciaram o pregão. Powell indicou uma postura cautelosa em relação aos possíveis cortes nas taxas de juros dos Estados Unidos. Os dados positivos sobre o mercado de trabalho e a atividade do setor de serviços norte-americano, que superaram as expectativas, também foram considerados.
Os números revelaram uma economia robusta e resiliente, o que levou o mercado a antecipar possíveis ações do Fed para conter a inflação por meio do ajuste das taxas de juros. A postura mais conservadora do Fed em relação aos cortes nos juros tende a beneficiar o dólar, tornando os investimentos em renda fixa denominados na moeda mais atrativos em termos de rentabilidade.
Leia também: 10 Mulheres Mais Ricas Dos EUA
No mercado de ações, os bancos apresentaram ganhos significativos antes da divulgação dos balanços corporativos do último trimestre de 2023. Destaque para Bradesco (2,02%) e Itaú (1,89%). Já Petrobras registrou um avanço de 0,44%, seguindo a tendência dos preços do barril de petróleo tipo Brent no mercado internacional.
Por outro lado, empresas como Arezzo&Co e Grupo Soma enfrentaram quedas após formalizarem um acordo para a formação de uma gigante do varejo de moda brasileiro. Os detalhes do acordo não atenderam às expectativas do mercado, resultando em uma queda de 6,74% para a Soma e de 5,59% para a Arezzo.
A Vale, uma das empresas de maior peso no Ibovespa, também esteve em destaque, encerrando o pregão com uma queda de 0,86%. O recuo foi atribuído à baixa nos preços do minério de ferro na China e à persistente cautela em relação ao setor imobiliário chinês.
No cenário político, o Congresso Nacional retomou suas atividades na segunda-feira, com destaque para as discussões sobre a reoneração da folha de pagamentos de 17 setores. O governo sinalizou disposição para negociar o tema por meio de projeto de lei.
Além disso, ao longo da semana, os investidores estarão atentos aos dados de janeiro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…