A Legislação Trabalhista no Brasil surgiu com a instituição da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que passou a vigorar a partir de 1943, ainda no governo de Getúlio Vargas, influenciada pelas tendências advindas do continente europeu. Essa legislação é bastante ampla, tanto que a CLT contém mais de 900 artigos que regulamentam as relações trabalhistas no Brasil, o que a torna algo bastante complexo.
Para os contadores é fundamental conhecer os direitos e deveres, tanto das empresas quanto de seus funcionários, dominando o assunto para melhor atender os seus clientes. Saiba mais sobre a legislação trabalhista brasileira:
Entre os temas abordados pela CLT estão o salário mínimo, as férias, o décimo terceiro salário, a carga horária de trabalho, o descanso semanal remunerado, a segurança no local de trabalho, a saúde do trabalhador, as organizações sindicais, a contribuição sindical, a regulamentação do trabalho do menor de idade, a regulamentação do trabalho da mulher, a instituição e o direito à previdência social, entre outros temas relacionados à área.
A Legislação Trabalhista está intimamente ligada à contabilidade e podemos até denominar essa área como contabilidade trabalhista, principalmente nas empresas que terceirizam esse serviço. Os profissionais contábeis executam todas as rotinas ligadas à área trabalhista da empresa, como admissão, demissão, folha de pagamento, obrigações acessórias, etc.
Nas empresas de maior porte, normalmente, é o departamento de Recursos Humanos que cuida de toda a parte trabalhista, porém, sempre junto com a contabilidade para a realização dos cálculos de impostos, rescisões, descontos e possíveis multas.
Por essas e outras responsabilidades do profissional contábil dentro da empresa é de suma importância dominar a Legislação Trabalhista para exercer bem o seu trabalho.
O exercício das rotinas trabalhistas por uma pessoa que não tem o devido conhecimento e preparo técnico vai gerar o risco de as pessoas jurídicas sofrerem uma série de penalidades, inclusive multas pecuniárias para aquelas que não cumprirem corretamente tudo aquilo que se refere à legislação.
O profissional dessa área precisa conhecer as rotinas da organização, as disposições da CLT e possuir conhecimento técnico sobre as relações trabalhistas.
Para você conseguir dominar a legislação precisa manter-se atualizado em relação às leis que regulam as rotinas trabalhistas em nosso país. Busque ter um conhecimento amplo sobre o assunto e, para conquistar essa condição, você deve procurar se atualizar profissionalmente de forma constante, estudando e fazendo cursos (técnicos na área de setor pessoal e cursos de nível superior, como o de Recursos Humanos) que possuem formação direcionada para a área trabalhista.
Outra dica valiosa é acessar sempre sites e blogs com conteúdos voltados para a área trabalhista. Existem diversos sites assim na internet e eles podem ajudar bastante na hora em que as dúvidas surgirem.
Além disso, nunca ignore as dúvidas e os questionamentos sobre os assuntos trabalhistas que chegarem até você. Caso não saiba algo que um funcionário do seu escritório, um gestor ou cliente lhe perguntar, não deixe a questão sem resposta. Pesquise e encontre a informação certa. Além de ampliar seu conhecimento, você ainda ajuda essa pessoa e pode tornar-se até uma referência no assunto.
Matéria: Blog Sage
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…