Categories: ChamadasFique Sabendo

Donas(os) de casa podem contribuir para o INSS com valor inferior

Donas (os) de casa podem contribuir para o INSS com o valor reduzido de 5% do salário-mínimo. Essa modalidade é exclusiva para homem ou mulher de famílias de baixa renda e que se dedique exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito da sua residência (dono de casa) e não tenha renda própria, enquadrando-se como segurados facultativos de baixa renda.

A alíquota normal é de 20% do valor da remuneração. Essa redução para 5% tem caráter social e visa garantir benefícios mínimos para segurados de baixa renda.

Para ter direito a essa alíquota de 5%, é necessário:

1. Não possuir renda própria de nenhum tipo (incluindo aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte, entre outros valores);

2. Não exercer atividade remunerada e dedicar-se apenas ao trabalho doméstico, na própria residência;

3. Possuir renda familiar de até dois salários mínimos. Bolsa família não entra para o cálculo;

4. Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com situação atualizada nos últimos dois anos. A inscrição é feita junto ao Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município.

Com essa forma de contribuição, o segurado terá direito a requerer a Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Auxílio-doença, Auxílio-acidente, Auxílio-reclusão e Salário-maternidade, sendo todos estes no valor de um salário-mínimo. Contudo, não poderá se aposentar por tempo de contribuição e nem poderá requerer a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) para fins de contagem de tempo recíproco, caso passe a ser contribuinte em regime próprio (passe a ser servidor público).

Caso o segurado decida usar suas contribuições como facultativo de baixa renda para obter a aposentadoria por tempo de contribuição ou a CTC, precisará pagar a diferença corrigida entre 5% e 20% (alíquota total).

COMO PAGAR: O pagamento deve ser realizado mensalmente, gerando a guia através do site do INSS ou comprando um carnê em papelaria e preenchendo manualmente com o código 1929.

Dica: Você está com dívidas no cartão de crédito? Tem dívidas com Bancos? Está com nome sujo? Trabalha muito e sempre continua endividado? Se você RESPONDEU SIM, para pelo menos uma dessas perguntas e esse investimento É PRA VOCÊ! Imagine você em uma praia bebendo um suco, água ou até mesmo um cerveja gelada, sem se preocupar com suas dívidas ou pelo menos se elas existem. Conheça o  MÉTODO COMPLETO que te ensina como eliminar as dívidas e trabalhar sua mentalidade pra não acumular mais dívidas ou pelos menos que elas não atrapalhem sua vida. Quer se livrar das dividas? Clique aqui e tenha o melhor ano de sua vida!

Conteúdo por Bruna Campos – Advogada com atuação nas áreas trabalhista e previdenciária; Formada pelo Centro Universitário Santo Agostinho; Pós-graduanda pela Assembleia Legislativa do Piauí

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

2 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

3 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

3 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

4 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

4 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

4 horas ago