Dor nas costas ou problemas na coluna atingem muitas pessoas, afetando as atividades simples do dia-a-dia, sejam elas, domésticas ou profissionais.
Não é fácil para quem tem esse problema comprovar seu estado de saúde e confirmar através de exames médicos detalhar onde está o problema.
Mas, será que uma dor nas costas ou problema na coluna vai dar direito a aposentadoria por invalidez?
A aposentadoria por invalidez é assegurada ao trabalhador que estiver incapacitado definitivamente de exercer alguma atividade laboral, não podendo ser reabilitado em outra função.
Para ter direito a aposentadoria por invalidez é necessário cumprir um período de carência, pelo menos, 12 meses, sem ter nenhum atraso no pagamento.
A carência será dispensada nos casos em esteja relacionada ao trabalho ou quando a pessoa tenha alguma doença que a incapacite conforme determina a Portaria Interministerial MPAS/MS nº 2998/2001.
Mesmo sendo dispensada a carência, lembramos que você precisará estar em dia com as contribuições ou estar no período de graça (entre 3 e 36 meses) após deixar de fazer as contribuições.
Veja as doenças que são permanentes e que podem dar direito a aposentadoria
A aposentadoria por invalidez poderá ser concedida para quem tem problemas na coluna. Na verdade, o benefício será concedido não pela doença, mas pelas consequências que ela causa. Dificilmente os exames irão apontar a gravidade, podendo afetar sua estrutura, nervos, ligamentos, músculos e tendões.
Serão avaliados o que você vai relatar sobre o seu problema. Neste caso é necessário que você tenha acompanhamento médico para ser dado um detalhamento da sua condição de saúde através de um laudo, que permitirá que seja feito o pedido de afastamento.
Desta forma, se o trabalhador tiver algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura devido aos problemas relacionados à coluna, terá sim direito à aposentadoria por invalidez.
Também será possível solicitar o auxílio-doença, neste caso para os trabalhadores que estão incapacitados temporariamente. Sendo necessário passar por perícia médica. No entanto, se ficar comprovada que sua incapacidade é permanente, a aposentadoria por invalidez será concedida.
Sendo o seu benefício negado (indeferido) pelo INSS devido a algum documento que comprovaria sua incapacidade, será possível entrar com um recurso com o objetivo de solicitar uma nova análise do INSS.
Entretanto, o INSS novamente indeferir o seu pedido, aconselhamos que você procure um advogado que irá entrar com uma ação na Justiça para você ter direito ao benefício.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…