Empresas do grupo:

Início » DRE: Como evitar erros em sua elaboração?

DRE: Como evitar erros em sua elaboração?

por Ricardo
7 minutos ler
Imagem por @boggy / freepik

Os demonstrativos contábeis exercem um papel importante para empresas de todos os portes — muitas vezes, eles são obrigatórios para grandes negócios. Além de auxiliar na gestão dos processos e no compliance, eles resultam em benefícios que podem, até mesmo, reduzir a carga de impostos. Um desses relatórios é a Demonstração de Resultado do Exercício, também conhecido pela sigla DRE.

Quer entender como funciona a DRE, quais benefícios ela traz ao seu negócio e como garantir que o processo ocorra bem? Entrevistamos nossas especialistas, Laura Paccanari, accounting manager, e Tatiane Freiria, gerente contábil, para nos contar um pouco sobre esse demonstrativo. Continue a leitura do artigo e confira!

A importância da Demonstração de Resultado do Exercício

A Demonstração de Resultado do Exercício é um relatório que compila informações financeiras de uma empresa para demonstrar os resultados efetivos que ela traz, incluindo as atividades operacionais e não operacionais. Para isso, não consideramos o regime de caixa, mas o regime de competência. Com isso, toda a movimentação que aconteceu na empresa é registrada e validada.

A DRE é um relatório anual, ou seja, leva em conta os processos realizados entre janeiro e dezembro. Porém, a sua empresa pode adotar o modelo mensal simplificado para aprimorar os processos administrativos, bem como o trimestral para monitorar os gastos fiscais.

Junto ao Balanço Patrimonial e ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa, a DRE é indispensável para avaliar a saúde financeira do negócio e aprimorar a gestão do empreendimento. Esse demonstrativo é o que permite ao empresário compreender se a empresa está sendo lucrativa ou trazendo prejuízos. Sendo assim, ele pode agir em tempo hábil, aproveitando as oportunidades do mercado.

Com uma análise correta de resultados, especialistas conseguem fazer a real apresentação de lucros. Para isso, as demonstrações contábeis passam por:

  • posição patrimonial e financeira da empresa;
  • desempenho;
  • fluxos de caixa.

Vale lembrar que despesas, investimentos, custos, contas de receitas e provisões apurados são confrontados para evidenciar a formação do resultado líquido do negócio.

Além de evitar os equívocos cometidos quando gestores e empreendedores observam apenas o regime de caixa, a DRE também ajuda na apuração de impostos, tornando os processos mais organizados.

A estrutura da DRE

A Demonstração de Resultado do Exercício segue uma ordem lógica. Primeiro, são listados os valores relativos à receita bruta de vendas e serviços, bem como as respectivas deduções e os impostos incidentes sobre as operações de venda. Outros abatimentos são considerados nessa etapa.

A partir disso, chegamos ao valor da receita líquida do período, de onde subtraímos os custos dos produtos vendidos e dos serviços prestados para chegarmos, então, ao resultado operacional bruto. Desse valor, subtraímos as despesas realizadas no período. Com isso, obtemos o resultado operacional líquido.

Depois de subtrairmos os valores dos impostos, chegamos ao resultado líquido antes da participação dos lucros. Esta última é calculada sobre o valor do resultado líquido, menos o valor do prejuízo acumulado nas etapas anteriores.

Para facilitar, aqui vai o esqueleto que nós usamos aqui na IRKO e que é aplicado pelos serviços de contabilidade mais renomados:

Receita Líquida de Vendas

( – ) Custos

( = ) Lucro Bruto

( – ) Despesas Operacionais

( = ) Lucro Operacional

(+ -) Resultado Operacional

( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda

( – ) Impostos

( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido

Mais prático, não é mesmo? “É com essa estrutura que conseguimos verificar o resultado que a empresa gera na operação e se há uma dívida em moeda estrangeira, por exemplo. Também conseguimos observar se houve uma queda no câmbio e se a empresa pode gerar um lucro ou um prejuízo. É preciso ter muita técnica nessa análise para ela não ser distorcida”, afirma Tatiane Freiria.

Os 3 principais erros cometidos na DRE

Agora que você já entendeu a importância da Demonstração de Resultado do Exercício, está na hora de compreender o que não deve ser feito na elaboração desse relatório.

1. Ignorar etapas

Um dos principais erros da elaboração de relatórios contábeis é ignorar as etapas de confecção da DRE. Afinal, como você pode deduzir, o cálculo passa por uma série de valores, que, se distorcidos, alteram o valor do resultado líquido. Nesse caso, a tomada de decisões fica prejudicada porque os problemas da empresa não são diagnosticados a tempo.

2. Basear-se no demonstrativo de caixa

Outro erro bastante cometido na elaboração da DRE é basear-se no demonstrativo de caixa em vez do regime de competência.

Quer entender a diferença? A DRE precisa do regime de caixa para demonstrar as receitas e as despesas no período de seu efetivo pagamento ou recebimento. Já um demonstrativo elaborado no regime de competência considera as despesas e receitas no período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento ou pagamento.

3. Lançar valores incorretos

Problemas de digitação, números duplicados ou dificuldades para o acompanhamento dos históricos podem fazer com que os valores lançados fiquem incorretos. Por isso, é muito importante contar com uma consultoria tributária na elaboração da sua DRE.

Dica para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos. Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, o curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber.

Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda, SPED e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original IRKO

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More