Quem nunca sofreu um golpe no comércio eletrônico, com certeza conhece alguém que já passou por essa situação – um a cada quatro brasileiros já foi vítima desse tipo de fraude. De acordo com uma pesquisa do ACI Worldwide, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de fraudes no e-commerce. Os principais casos são o roubo de dados e uso de cartão de crédito não autorizado por terceiros. Entre janeiro e agosto de 2018, foram detectados 920 mil golpes na internet, ou seja, 3,6 fraudes por minuto, segundo dados da ciberseguradora Psafe. Para não cair em armadilhas virtuais, é importante se precaver ao máximo na hora da compra. Veja algumas dicas:
1. Pesquise o fornecedor
Confira os dados comerciais da empresa, como razão social, endereço, telefone e CNPJ. Desconfie de sites que não têm essas informações que, por lei, devem ter destaque na página inicial. Fique alerta caso o único telefone de contato seja um número celular. Outra dica é pesquisar cadastro nacional de reclamações dos Procons e verifique o selo e-bit, que elenca a avaliação de consumidores.
2. Pesquise a reputação da empresa
Vale escrever o nome do comércio nas redes sociais e ler a opinião dos usuários/clientes, descobrir se existem reclamações sobre serviços ou produtos. Nas redes sociais os usuários também comentam e classificam com estrelas o nível de satisfação com a empresa e se ela se importa em responder os relatos.
3. Fuja de ofertas imperdíveis
O preço está absurdamente tentador? Respire fundo, repense, e leia os passos anteriores antes de se decidir. Compare o valor ofertado por outros e-commerces. Preços muito reduzidos podem indicar uma tentativa de fraude.
4. Leia a política de troca
Nada de ser preguiçoso e sair clicando em “aceito” sem ler essas informações tão importantes. Além das medidas de segurança em relação aos seus dados pessoais, essa política deverá descrever as regras de troca e devolução. Por lei, o fornecedor é obrigado a discriminar no preço toda despesa adicional que houver, como por exemplo, frete.
5. Guarde os comprovantes de compra
Tire “prints” da tela de compra, armazene as notas fiscais eletrônicas e salve toda comunicação que receber do e-commerce via e-mail. Assim, caso uma fraude aconteça, você estará preparado para tomar medidas necessárias.
Leandro Ramos é Account Director & Partner da CoreBiz
Sobre a CoreBiz: A CoreBiz é uma agência especializada em omnichannel, com grandes clientes de varejo e indústria de vários segmentos.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…