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E-commerce: Como vender online e garantir bons resultados!

O espaço virtual não apenas está se mostrando mais prático para compra e venda de produtos como também mais lucrativo. Grande parte dessa migração do comércio convencional para o e-commerce deve-se à aceleração da modalidade causada pela pandemia, que evidenciou os benefícios das compras online e demonstrou possibilidades de resultados positivos para os vendedores.

De acordo com levantamento feito pela consultoria Finaria.it em 2020, o número de usuários de comércio eletrônico aumentou 9,5% na comparação anual, feita durante os três anos anteriores, devido ao surto de coronavírus. Os números demonstram ainda que as receitas referentes ao comércio eletrônico mundial tendem a continuar subindo, chegando a atingir US$ 3,4 trilhões em 2025.

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Diante desse cenário, é imprescindível que o vendedor encontre maneiras sustentáveis de continuar cativando clientes e fidelizando-os, de maneira a garantir o sucesso e os bons resultados por meio da venda online. Para tanto, existem diversas técnicas que podem auxiliar o comerciante, desde canais acessíveis até preços mais competitivos.

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Experiência do cliente

Uma boa experiência do cliente engloba aspectos desde o atendimento até a possibilidade de feedbacks construtivos, a fim de personalizar o processo de compra. Investir em uma experiência marcante está para além de uma compra simples e intuitiva, trata-se da preocupação genuína com a satisfação do cliente, de maneira a fidelizá-lo para garantir a recorrência da compra.

ecommerce

Comunicação

Independentemente de onde ocorra a venda, via de regra, o cliente precisa ser ouvido. No entanto, para ter sucesso nas vendas online, estabelecer uma comunicação clara é fundamental, pois irá pontuar a demanda do cliente, de maneira que o melhor serviço ou produto seja oferecido. Portanto, instaurar uma comunicação assertiva deve ser prioridade tanto nos estágios iniciais quanto finais da compra.

Preços competitivos

Para além dos aspectos técnicos, o sucesso da venda está intrinsecamente ligado ao preço pelo qual o item ou serviço está sendo oferecido. Manter os preços competitivos garante que a loja esteja na mesa de negociação, trazendo mais possibilidades de fechamento, essencial para um funil de vendas saudável.

Plataformas

A plataforma de venda ideal é essencial no processo de compra, e por isso é importante que ela esteja apta a receber o tráfego de clientes e também seja compreensível para quem está acessando. Vale levar em consideração a hiperconexão digital do consumidor atual, que utiliza diversas plataformas para compras; posto isso, é importante ter diferentes canais para atendê-lo.

Uma vez fortalecido o processo de compra pelo oferecimento de multicanais, com uma boa experiência do cliente, assim como o estabelecimento de uma comunicação clara e a manutenção de preços competitivos, as chances de vender online tendem a crescer.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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