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E-commerce é a definição usada para as transações realizadas no ambiente virtual, relacionadas à diversos tipos de negócios. Esse segmento cresce mais a cada dia, e um dos principais motivos desse crescimento é o fato da internet gerar oportunidades a todos.
Faturando R$ 53,2 bilhões em 2018, a expectativa é que ao fim de 2019 o crescimento desse segmento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen.
Para alcançar esses resultados as empresas devem investir em meios de divulgação efetivos na internet. Para isso serve o marketing digital!
De certa forma, o marketing digital é a combinação de técnicas e estratégias online, com o objetivo de iniciar bons relacionamentos e adquirir novos clientes.
Por isso, as empresas devem entender as diferentes formas de se trabalhar com marketing digital, para assim, construírem uma boa estratégia. A seguir, confira algumas dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce com os meios digitais:
O marketing digital é um universo especializado e com os próprios termos e regras. Por isso, existem diversos pontos únicos que, ao serem devidamente analisados, ajudam a definir corretamente cada ponto da sua estratégia. Podemos destacá-los como:
O marketing digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis criados se baseando em consumidores reais e que representam um comprador ideal.
Dessa forma, é possível criar campanhas segmentadas e com uma comunicação mais assertiva, estipulando um padrão de comportamento baseado em consumidores reais.
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SEO (Search Engine Optimization) é a otimização para os mecanismos de busca. São diversas ações estratégicas que visam melhorar o posicionamento do site, aumentando consequentemente o tráfego vindo da busca orgânica feita nos buscadores.
Por meio dessa estratégia é possível se tornar referência em diversos segmentos. Desde vendedores de roupas e calçados, até itens específicos como cabos elétricos, para-raio predial ou serviços de eletricista.
Um lead se refere a uma nova oportunidade de negócio. Geralmente são contatos que deixam informações pessoais em troca de algum conteúdo fornecido pela sua empresa.
O funil de vendas se refere às etapas do processo de compra. Em outras palavras, todo o percurso que o consumidor tem, desde a identificação de um problema, até considerar a compra e decidir efetuá-la, o potencial cliente está incluso no funil.
O CRM (Customer Relationship Management) é um software que cuida do relacionamento entre a empresa e os potenciais clientes. Em geral, essas ferramentas apresentam: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa. Dessa forma é possível controlar o relacionamento.
As páginas focadas totalmente em conversão de leads são chamadas de landing pages. O seu objetivo é oferecer algum conteúdo de valor em troca de informações de contato do usuário. É uma das formas mais utilizadas para a captação de novos leads.
Como vimos ao longo deste conteúdos, entender cada tópico descrito acima é importante para a elaboração de uma boa estratégia de marketing digital. Tudo isso e o auxílio de uma gestão empresarial eficiente resultam em um crescimento no seu negócio.
Mesmo que as ações online consigam diminuir as distâncias existentes entre cliente e empresa, as marcas precisam ter total conhecimento do mercado que atuam para que com essa informação consiga estabelecer uma comunicação adequada.
Analisando e seguindo essas questões sua estratégia se torna mais assertiva, trazendo mais resultados.
Com isso, é possível alcançar um número maior de potenciais clientes e, consequentemente alavancar as vendas do seu e-commerce, tudo devido ao bom uso dos recursos existentes na sua estratégia de marketing digital.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, Criador de Conteúdo do Soluções Industriais.
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