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Ter uma curva de crescimento ascendente e previsível é o sonho de todos os proprietários de lojas online, mas na maioria dos casos, isso é uma realidade um pouco distante.
Na base de acertos e eventuais erros, para ajudar a minimizar essas incertezas, Thiago Santos, CEO da e-thinkers, empresa de gestão de e-commerce, selecionou cinco práticas que ajudarão a ter mais controle sobre as vendas no comércio eletrônico estimulando a recorrência.
O empresário já auxiliou mais de 25 empresas em suas lojas virtuais, que, juntas, geraram mais de R﹩ 400 milhões na economia. Confira:
Categorizar seus usuários te permite fazer comunicações mais baratas e mais eficientes. Existem diversas formas de fazer isso, mas você pode começar pelo básico, como por exemplo: idade, gênero, localização, ticket médio, total comprado, data da última compra, quantidade de compras, entre outros.
Determine uma frequência e por quais mídias o seu consumidor será impactado. Com os dados dos consumidores em mãos, crie uma agenda de comunicação com todas as mídias disponíveis para sua realidade, alguns exemplos são e-mail marketing, push notifications, sms e mídia display.
Intercale mensagens gerais com mensagens baseadas na categorização do público. Isso fará com que a audiência se mantenha ativa e melhore seus índices de qualidade.
A classificação de produtos ajuda na criação de landing pages mais eficientes, aumentando a oportunidade de comunicação com grupos de clientes mais específicos, como por exemplo: tamanhos grandes com X% de desconto.
A aquisição de clientes novos é uma estratégia que tende a ser mais cara que ações de relacionamento com os clientes que você já tem.
Além disso, essas ações de relacionamento aumentam o lifetime value – ou tempo de vida do cliente – do seu consumidor.
A sugestão é que parte importante dos esforços de comunicação sejam nessa linha, por exemplo, dando um estímulo para a segunda, terceira ou quarta compra.
Em caso de sucesso, aproveite o bom astral e pergunte como foi a experiência, em caso de insucesso se antecipe ao problema, entre em contato com o consumidor, deixe-o saber que você está cuidando do problema dele.
Isso cria uma relação de confiança que o faz lembrar de você na próxima necessidade de compra.
Por Thiago Santos, CEO da e-thinkers, empresa de gestão de e-commerce de marcas premium.
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