Imagem por @Racool_studio / freepik
As obrigações acessórias têm como finalidade transmitir informações, e diversas obrigações acessórias são enviadas pelo SPED, entre elas, a e-financeira, essa obrigação é de extrema importância para determinadas empresas brasileiras.
Tenha atenção, o envio da e-financeira termina hoje (28), as empresas têm até o último minuto de hoje para enviar esta declaração, evite receber penalidades, se organize se você ainda não enviou esta obrigação.
Acompanhe este artigo até o fim para se informar sobre a e-financeira e compreender melhor o prazo de envio.
A e-financeira é uma obrigação acessória enviada pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), ela é composta por um grupo de dados sobre as operações financeiras:
A e-Financeira é formada por um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, e pelo módulo de operações financeiras.
Essa declaração foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1571/2015 que disciplina a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações financeiras de interesse da Receita Federal.
Veja a seguir quem deve enviar a e-financeira em 2022:
a) autorizadas a estruturar e comercializar planos de benefícios de previdência complementar;
b) autorizadas a instituir e administrar Fundos de Aposentadoria Programada Individual (Fapi); ou
c) que tenham como atividade principal ou acessória a captação, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, incluídas as operações de consórcio, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custódia de valor de propriedade de terceiros; e
Inicialmente o prazo de envio da e-financeira terminaria no dia 25 de fevereiro, pois dia 28 de fevereiro é feriado bancário.
Entretanto, como a e-financeira é uma declaração acessória, ou seja, ela tem como finalidade transmitir informações e não gera pagamento de tributo, o prazo foi redefinido pela Receita Federal.
O prazo de envio termina hoje, dia 28 de fevereiro de 2022, as 23 horas 59 minutos e 59 segundos. Quem não entregou essa obrigação ainda tem tempo, até o fim do hoje.
Não perca tempo, aproveite o prazo que foi redefinido e não deixe de enviar essa obrigação acessória pelo SPED.
Se por algum motivo a sua empresa não entregou esta declaração, organize toda documentação necessária e envie ela até o fim de hoje, evite receber penalidades da Receita Federal, envie sua e-financeira no prazo.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…