Nestes tempos em que tudo se resume a ser mais veloz que outros não podemos nos esquecer de que é a direção que realmente importa.
Não adianta sairmos correndo atrás das coisas que temos para fazer se não sabemos para onde estamos indo.
Uma clara direção nos dá um olhar para novos horizontes, nos engaja na jornada e nos anima a aprender.
Parece que dar a direção correta fica em segundo plano quando nos concentramos apenas no curto prazo, onde ações sem um sentido aparente conseguem revelar um resultado imediato, mas que, no entanto, não nos preenchem de satisfação.
Por outro lado, já vi muitos grupos cansados, desgastados e, no entanto, cheios de esperança e entusiasmo porque sabiam exatamente para onde iam e onde iam realmente importava.
Escolher e comunicar bem a direção certa é algo fundamental para aqueles que desejam liderar, para os que desejam influenciar outras pessoas e, principalmente, desejam ter um grupo engajado para trilhar o caminho juntos.
Há sempre obstáculos durante a jornada, mas que são transpostos pelo conjunto de pessoas que sabem para onde e porque estão naquele caminho.
Mas o maior obstáculo é transmitir com muita clareza a velocidade com que querem ir, mesmo que a direção e o lugar de chegada não estejam muito claro para todos.
E, infelizmente, estamos vendo líderes que apenas olham bem para o curto prazo e dão muita ênfase para a velocidade com que querem que os prazos aconteçam, para a velocidade com que desejam que as pessoas aprendam e a velocidade com que querem que as ações sejam feitas.
Você pode e deve aprender a criar uma direção clara, para isto precisa do exercício do pensar criticamente, fazer um olhar amplo e cuidadoso sobre o que faz sentido e dá sentido às pessoas.
Já vi muitos líderes que tem extrema dificuldade em dar esta direção clara, algumas vezes porque eles mesmos não a têm, em outros casos porque não conseguem traduzir o que pensam para algo compreensível para os outros.
Por Celso Braga – Sócio-diretor do Grupo Bridge, empresa especializada em desenvolvimento humano há mais de 25 anos.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…