O Simples Nacional é um regime tributário que teve início no dia primeiro de julho do ano de 2006. Esse regime é uma maneira mais simples de cobrar, arrecadar e fiscalizar impostos dos micro e pequenos empresários. Mas, ele sofreu mudanças esse ano, e deixou algumas dúvidas, como por exemplo, se é possível alterar o nome fantasia para MEI.
Essa é a dúvida de muitos dos micro e pequenos empresários, visto que a Lei Complementar 155/2016 entrou em vigor em 1 de janeiro de 2018, o que significa que tudo é ainda muito recente. Mas, vamos te ajudar a acabar com essa dúvida.
Não importa se a instituição é pública ou privada, todas elas têm um nome fantasia. O nome fantasia, que também pode ser chamado de nome da marca, é a maneira popular utilizada para dar título a uma empresa.
No entanto, pode existir um momento na vida do micro ou pequeno empreendedor em que ele ache que aquele nome já não é mais cabível a empresa, por uma questão pessoal ou de negócios mesmo. Nesse caso, muitos querem alterar o nome fantasia, mas não sabem como, nem se é possível.
A boa notícia é que sim, é possível alterar o nome fantasia da sua empresa, e esse processo de alteração é muito mais simples do que você imagina.
Para muita gente basta mudar a fachada da empresa, mas a verdade é que é preciso fazer um registro formal disso, mas sem grandes dificuldades.
Se você é um micro ou pequeno empreendedor, com certeza tem cadastro no Portal do MEI, certo? E é exatamente por lá que você irá realizar a alteração do nome fantasia, ou qualquer outra que for necessária.
Acesse seu cadastro no portal e ali você irá começar o passo a passo para a mudança:
– Clique no ícone “Alterar Dados”;
– Depois, no campo do nome da empresa, coloque o novo nome fantasia;
– Feito isso, finalize a sessão informando o código que será enviado para o seu celular e pronto.
A verdade é sempre preciso informar as mudanças. Vamos supor que a sua empresa mude de endereço. Você precisará novamente acessar seu cadastro no portal do MEI e atualizar seu endereço.
É possível mudar além do nome fantasia e endereço, informações como capital social, a forma de atuação, o contato do e-mail e o número de telefone.
Tudo o que um MEI precisa fazer quando o assunto é formalizar sua empresa pode ser feito online. Felizmente já existe um site especializado para o registro dos dados, que podem ser alterados ou excluídos a qualquer momento.
Então, já que você descobriu que é possível alterar o nome fantasia da sua empresa, não espere mais para mudar.
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…