Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anualmente precisam realizar a prova de vida. Trata-se de um procedimento realizado a fim de evitar fraudes e garantir a manutenção do pagamento. A prova de vida também comprova que os segurados estão vivos para continuarem recebendo os seus benefícios previdenciários.
Uma das maneiras de realizar a prova de vida é se dirigindo à agência bancária em que o segurado recebe o dinheiro. Agora o governo federal acabou com a exigência de prova de vida presencial. A presença passa a ser opcional.
Na semana passada, a Presidência do INSS publicou uma Portaria mudando as regras para realizar este procedimento. Agora será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.
Entre os documentos que servem como prova de vida para o INSS estão: comprovante de vacinação; cadastro em órgãos de trânsito; emissão de documentos (passaporte, carteiras de trabalho, de identidade e de motorista, alistamento militar, e outros que exigem presença física); recibo de pagamento de benefício por reconhecimento biométrico; declaração de Imposto de Renda; e registros de atendimentos presenciais ou perícias médicas em agências da Previdência Social.
O INSS também informa que outra modalidade de prova de vida pode ser feita pelo celular. O serviço está ativo e pode ser acessado a qualquer momento pelo aplicativo Meu INSS.
Mas você sabe fazer a prova de vida pelo celular? Vamos explicar o passo a passo. Acompanhe.
É a chamada prova de vida por biometria facial. O procedimento é feito por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular do cidadão, por meio dos aplicativos: Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS gov.br, disponível para os sistemas Android e iOS.
Primeiramente é preciso estar cadastrado no login único do Governo Federal. Além disso, é preciso ter dois aplicativos instalados no celular: – Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS. – e o gov.br, disponível para os sistemas Android e iOS.
Siga o passo a passo para realizar a prova de vida:
Depende, De acordo com o INSS, para fazer a prova de vida digital, o segurado precisa já ter cadastrado a biometria no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para o título de eleitor, ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para a carteira de motorista digital.
Alguns bancos também permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, via aplicativos. O contribuinte precisa consultar o banco para saber se o serviço está disponível.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…