O que antes era diferencial, hoje virou consenso. A inovação se tornou fundamental para empresas de quaisquer portes ou segmentos, um processo que só se acelerou com a pandemia.
Permanecer com as mesmas estratégias, produtos, serviços ou modelos de negócio dificilmente trará resultados diferentes.
Mas sair atirando para todos os lados, submeter-se a reuniões e encontros estressantes ou, ao contrário, ficar horas em ambientes de descompressão para tentar extrair uma única boa ideia não são os melhores caminhos para inovar.
A inovação deve caminhar de mãos dadas com a gestão. Para além de uma metodologia que valoriza a criatividade e o ineditismo, inovar requer processos, métricas, análises e muita tentativa e erro, buscando sempre que eles sejam grandes fontes de aprendizagem.
Para isso, o primeiro passo é entender como essa combinação funciona. Este processo é chamado de gestão da inovação e reúne as melhores práticas de ambas as áreas, buscando estabelecer possibilidades de acompanhar a inovação, de modo a entender como ela pode gerar valor para uma empresa, sem engessá-la.
Para auxiliar as empresas nessa empreitada, foi publicada a ISO 56002, que já certificou mais de 100 empresas em todo o mundo apenas um ano.
No Brasil, quatro companhias possuem o atestado de conformidade à norma e há outras 85 interessadas em implementar esse modelo internacional de gestão já no próximo ano.
A norma ajuda a estabelecer quais são os objetivos da empresa ao inovar. Ela pretende atrair mais clientes por meio da melhoria de um produto ou serviço? A inovação será implementada em apenas uma área que precisa de otimização?
Ou é hora de reinventar o próprio negócio antes que uma tecnologia disruptiva o faça? Antes de dar qualquer passo, as metas precisam estar bem claras – especialmente para os gestores.
Os líderes tem um papel fundamental, disseminando todos os valores e propósitos da empresa para os colaboradores. A cultura de inovação precisa permear todos os níveis hierárquicos e setores.
É preciso criar um ambiente favorável à geração de ideias e alguns fatores são fundamentais para que isso se viabilize.
O engajamento e a participação da equipe são importantíssimos para que as estratégias tenham sucesso.
Além disso, um gestor precisa ser responsável por conduzir o projeto, extraindo o melhor de cada colaborador e suas ideias.
Finalmente, é hora de estruturar os processos que conduzirão a empresa aos melhores resultados.
Nesse momento, será preciso validar as ideias de forma multifatorial. Há tecnologia suficiente para viabilizar o projeto? É financeiramente possível? A proposta tem aderência no mercado?
Apesar da demanda existente, de que forma é possível apresentar essa ideia ao público de forma persuasiva e comerciável?
Quando essas e outras perguntas relacionadas tiverem sido respondidas, é hora de finalmente tirar a ideia do papel e transformá-la em um MVP (Produto Minimamente Viável).
Durante todo o processo, é preciso ter em mente a realização de valor. De nada adianta uma empresa ter a ideia mais inovadora do mundo se ninguém quiser pagar por ela – ou ela for tão cara que ninguém possa pagar por ela.
Todo o processo deve ser tecnológica, financeira e humanamente sustentável. Assim, a inovação se torna muito mais assertiva e rentável para o negócio.
É como sempre dizemos aqui na PALAS: inovação é a criatividade emitindo nota fiscal!
Por Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar ativamente da formatação da ISO 56.002, de gestão da inovação.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…