Você já ouviu falar sobre economia doméstica? Essa prática simples, mas eficaz, pode ajudar você a manter as finanças da sua casa em equilíbrio, evitando dívidas e trazendo mais estabilidade financeira à família.
Confira, a seguir, como economizar em casa com dicas fáceis de aplicar no dia a dia!
O que você vai ler neste artigo:
Leia também: Como Economizar Dinheiro Mesmo Ganhando Pouco: Dicas Práticas
A economia doméstica refere-se à gestão e organização das finanças e despesas em um lar.
Envolve o planejamento e a alocação de recursos financeiros para atender às necessidades básicas de uma família, como alimentação, moradia, saúde, educação, além de trazer o equilíbrio para os gastos supérfluos.
Essa prática inclui a elaboração de orçamentos, controle de gastos, realização de uma poupança ou um investimento, sempre visando otimizar os recursos disponíveis para garantir a estabilidade financeira.
Leia também: 3 aplicativos de finanças pessoais para auxiliar na organização do orçamento
A economia doméstica é fundamental por diversas razões, como:
A economia doméstica é necessária para haver um equilíbrio financeiro na família. Quando há uma economia consciente em um lar, dificilmente haverá dívidas ou problemas por gastos e contas, por exemplo.
Além disso, a economia doméstica também traz o viés da sustentabilidade, com a economia de contas como água e luz, o que reflete diretamente no impacto que nós, seres humanos, exercemos sobre o meio ambiente.
Por fim, esta prática se faz necessária para ensinar, desde sempre, as crianças sobre economia, controle financeiro e responsabilidade para com o dinheiro.
Para fazer um plano de economia familiar, você pode seguir alguns passos:
Use a calculadora de Reserva de Emergência da meutudo gratuitamente
Existem muitas maneiras de organizar as contas domésticas, desde as mais convencionais, como anotar as despesas fixas e variáveis em uma caderneta de poupança, até as mais otimizadas e modernas, com o auxílio de aplicativos de organização financeira.
No aplicativo Minhas Economias, por exemplo, você pode criar um perfil para cada membro da família, inserindo os ganhos (salários) de cada um e os gastos ao longo do mês: desde as despesas básicas, como contas de luz, às variáveis, como farmácia, lazer e outras.
Ao final de todo mês, há um balanço sobre o quanto saiu e o quanto entrou de dinheiro na renda familiar. Além disso, cada membro consegue visualizar quem foi responsável por pagar o quê.
O Google Sheets também disponibiliza planilhas on-line e gratuitas para que você possa inserir todos os seus ganhos e gastos mensais, o que é ótimo para haver uma visualização mais ampla de suas despesas.
A melhor forma de organizar as contas domésticas é, portanto, encontrar ferramentas que auxiliem você neste balanço mensal. Assim, você e sua família podem se planejar financeiramente para que tudo fique sempre em equilíbrio.
Por mais que pareça desafiante, é possível equilibrar os gastos essenciais de uma família e ainda assim ter conforto e momentos de lazer.
Mas, para que isso ocorra, é necessário investir em um planejamento financeiro, com o comprometimento de todos os membros da família.
Uma forma inteligente de separar uma renda para o conforto e o lazer é:
Todo começo do mês, priorize as suas contas fixas da casa: conta de água, luz, internet, IPTU ou aluguel, escola e/ou faculdade e alimentação. Assim, com o valor que sobrar, invista em momentos econômicos de lazer, como:
Assim, o bem-estar e o conforto de sua família serão priorizados, mesmo com economia.
Para sair das dívidas rapidamente, você pode buscar as seguintes soluções:
O empréstimo FGTS, conhecido como Antecipação do Saque-aniversário, por exemplo, pode ser uma excelente opção para conseguir o dinheiro à vista e quitar a sua dívida.
Esta modalidade de crédito antecipa as parcelas do saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e as deposita em sua conta corrente.
A na meutudo você pode antecipar até 12 parcelas do seu FGTS e usufruir de diversas vantagens, sendo as principais vantagens:
Aqui estão algumas dicas para você realizar uma economia doméstica inteligente:
Para praticar um consumo consciente, você pode optar por atitudes mais sustentáveis em seu dia a dia, como:
Priorizar compras em lojas independentes ou brechós, que não fazem uma produção massiva de roupas e produtos.
Além disso, é primordial realizar a reciclagem de produtos em sua casa, descartando o lixo no local certo e priorizando embalagens de vidro, sacolas reutilizáveis, entre outros.
Por fim, compre apenas o que vai consumir, seja de alimentação, beleza, vestuário e eletrônicos.
É normal nos esquecermos de tirar os eletrodomésticos da tomada, mas com esta simples atitude, você diminui a conta de energia e otimiza ainda mais a sua economia familiar.
A mesma dica se dá para sempre desligar o ar-condicionado ou ventilador quando não estiver muito quente e utilizar a máquina de lavar em poucos dias na semana.
A luz solar pode ser a sua maior aliada na economia de energia. Se está sol e claro, basta abrir as janelas da sua casa para deixar a luz entrar.
Assim, você economiza (e muito) a energia da sua casa, além de trazer um aconchego ao seu lar, isso porque a luz solar é quente e traz benefícios comprovados à saúde.
Aplicativos como o Minhas Economias e as planilhas gratuitas do Google Sheets podem ajudar você no controle financeiro das suas despesas domésticas.
Todo começo do mês, priorize as suas contas fixas da casa: conta de água, luz, internet, IPTU ou aluguel, escola e/ou faculdade e alimentação. Assim, com o valor que sobrar, invista em momentos econômicos de lazer, como passeios no parque, cinema etc.
Sim, é possível. Busque sempre promoções nos supermercados. Além disso, você pode fazer parte do clube de fidelidade, em que há ofertas exclusivas com marcas variadas.
Existem vários impactos positivos, como: bem-estar familiar, um equilíbrio entre contas de necessidade e lazer, maior chance de ter educação financeira para as crianças da família, uma maior estabilidade financeira e mais.
Converse com o banco em que você está com a dívida em aberto. Veja as opções de parcelamentos ou desconto para quitar a dívida; busque opções de empréstimo que sejam facilitadas, como Antecipação do Saque-Aniversário e, ao conseguir o dinheiro à vista, quite as suas dívidas de uma vez.
Por Roberta Lourenço, Formada em Jornalismo, Roberta se aventurou na redação publicitária e produz conteúdo há mais de seis anos.
Original de Meutudo
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…