Se você quer se inscrever para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, já pode acessar o edital da edição 2023. A publicação ocorreu hoje, segunda-feira, dia 8, no Diário Oficial da União.
O Enem é o maior exame educacional do Brasil. Os estudantes fazem as provas e com as notas podem ingressar em instituições de ensino superior. As notas do Enem podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Portanto, além dos programas do governo para ingresso em universidades públicas, financiamento estudantil e concessão de bolsas de estudos, as notas do Enem podem ser por faculdades (públicas e particulares) em vestibulares específicos.
Leia também: É Oficial, Presidente Do Inep Anuncia Cancelamento Do Enem Digital
As inscrições para o Enem 2023 ocorrem de 5 a 16 de junho. O valor da taxa de inscrição no ano passado foi de R$ 85. Desta edição ainda não teve divulgação.
Para participar, os candidatos precisam fazer o cadastro no portal gov.br e em seguida, devem preencher os dados solicitados na Página do participante no site do Enem.
As provas do Enem 2023 ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro. Ambas as datas caem no domingo. Os portões fecham-se às 13h e as provas começam às 13h30, horário de Brasília.
O primeiro dia de provas terá 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. Já o segundo dia terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.
Assim, o gabarito oficial do Enem 2023 tem previsão de publicação no dia 24 de novembro. Para acessar o edital do Enem 2023 clique aqui.
Os participantes devem apresentar documentos originais, com foto. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.
Nesta edição serão aceitos os documentos digitais e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Também é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para os candidatos do Enem digital. Isso porque a redação é em papel e não no computador, como o restante da prova. Dessa forma, Itens opcionais são um lanche, água e/ou outras bebidas.
Leia também: Enem USP: Conheça Mais Essa Maneira De Entrar Na Universidade!
Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
Os celulares devem ser desligados, pois se o aparelho eletrônico, ainda que dentro do envelope porta-objetos, emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…