Chamadas

Educação Financeira: Com menos dívidas colaboradores conseguem produzir mais

Os novos movimentos do marketing mostram que as empresas precisam colocar o seu propósito na ponta de qualquer ação.

Mais do que nunca, missão, valores e cultura da empresa precisam ser expressadas nas comunicações.

Esses são pilares do propósito, algo que cada vez mais tem sido decisivo para que as pessoas gerem relacionamento com as marcas. 

Quando se entra no campo da relação, não é apenas de compra e venda, mas sim uma troca bacana, em que as pessoas se sintam confortáveis para indicar a marca, o produto ou o serviço para a sua rede de relacionamentos, e que seja duradoura, a ponto de, quando decidirem comprar, as pessoas nem olhem a concorrência. 

O propósito deve sair do discurso para a ação. Quando isso ocorre, as pessoas precisam sentir que é genuíno e está sendo aplicado em ações que realmente ajudem os pilares principais da empresa: a comunidade em torno, os colaboradores e o mundo.

Nesse ponto, os colaboradores, que foco este artigo. 

Educação financeira é um ponto importante para a vida de todos, tão importante que nas escolas o tema começa a ser ensinado.

Desde cedo, as crianças começam a criar a consciência de que é preciso saber gastar o dinheiro, que há prioridades na frente de supérfluos, que há momentos na vida em que algumas coisas podem, outras não. 

Por exemplo, um jovem que mora com os pais e começa seu primeiro emprego pode gastar o dinheiro em uma viagem com os amigos, pois o salário é para ele, mas, anos mais tarde, quando decidir morar com uma pessoa, já terá prioridades da casa antes da viagem com os amigos.

Designed by @katemangostar / freepik

Parece algo simples, mas na prática não é assim. Como sabemos, há muitos jovens nas empresas começando a sua vida profissional e, assim como todos, precisam saber como trabalhar melhor seu dinheiro. 

Grande parte dos treinamentos nos quais as organizações costumam investir tem foco em conhecimentos técnicos voltados para a área de atuação específica da empresa.

A missão de promover educação financeira para a conscientização dos funcionários é algo relativamente novo.

Para que um programa como esse seja aplicado em uma empresa, é necessário, em primeiro lugar, identificar qual é a situação financeira atual dos funcionários e depois preparar algo focado para aquela companhia e a situação comum dos colaboradores.

O primeiro passo é fazer o funcionário se engajar com o programa e, para isso, ele precisa entender que esse programa é feito para ele, e não algo que poderá ver no YouTube. 

Funcionários felizes são mais rentáveis para a empresa. Isso é fato, e ninguém consegue trabalhar preocupado com o dinheiro que não vai chegar no fim do mês, o cheque especial, os juros do cartão.

O funcionário pode ser o mais concentrado da empresa, invariavelmente ele vai se dispersar com esse pensamento e seu trabalho será prejudicado; entretanto, quando a empresa coloca seu propósito à frente de tudo, olhando o colaborador como um ser humano, e não um número, ela ajuda esse funcionário, que vendo a empresa ao seu lado, será mais fiel e, com isso, produzirá mais, até como uma forma de agradecer pelo o que a empresa fez por ele. 

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Vinicius Horstmann é Gerente Financeiro da Ahfin, empresa de tecnologia e saúde financeira do colaborador e da empresa.

Sobre a Ahfin 

Fundada em 2020, a Ahfin é uma fintech RH com foco em saúde financeira. 

Wesley Carrijo

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago