A Justiça Eleitoral está concluindo os últimos detalhes do processo eleitoral, mas neste ano, os cuidados vão muito além de garantir a transparência no registro dos votos: também é necessário evitar a aglomeração de pessoas nos locais de votação devido à pandemia causada pela covid-19.
Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um plano de segurança sanitária para as eleições, que foi desenvolvido em conjunto com especialistas da saúde dos hospitais Albert Einstein, Sírio-Libanês e por técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O protocolo deste ano será aplicado tanto aos 2.072.976 mesários, quanto aos 147.897.396 eleitores que estão aptos à votar.
Sendo assim, vários cartazes contendo orientações sobre o processo de votação serão fixados em 95.093 locais de votação, além das 401.950 seções eleitorais de todo o país.
O documento completo com todas as informações sobre as eleições também pode ser conferido no site do TSE, mas para te ajudar a entender melhor como irá funcionar o pleito deste ano, separamos as principais recomendações.
Confira:
Horário de votação: este ano, o horário será ampliado e acontecerá das 7h da manhã até as 17h.
Mas é importante ressaltar que, até às 10h, será preferencial para eleitores maiores de 60 anos.
A medida é necessária para evitar as aglomerações e distribuir melhor o fluxo de eleitores nos locais de votação que geralmente recebe maior número de pessoas pela manhã.
Segundo as regras, a votação poderá continuar após esse horário para que sejam atendidas as pessoas que tiverem chegado até às 17h.
Para o controle poderá ser realizada a distribuição de senhas;
Equipamentos de proteção: o uso de máscaras será obrigatório à todos os eleitores e mesários que também usarão viseiras plásticas.
Se necessário, eles poderão solicitar ao eleitor que se afaste e abaixe a máscara para que o eleitor seja identificado;
Alimentação: nos locais de votação não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que seja necessário retirar a máscara, mas para os mesários os cartórios eleitorais poderão designar espaços para alimentação seguindo a distância mínima de 2 metros entre as pessoas e ter preferencialmente ventilação natural ou serem localizados em área externa;
Álcool em gel: haverá álcool em todas seções para que os eleitores limpem as mãos antes e depois da votação;
Distanciamento: o distanciamento social que tem sido mantido desde o início da pandemia também será aplicado nas filas e locais de votação.
A recomendação é de que seja mantida no mínimo de 1 metro de distância entre os eleitores e também entre mesários.
Para isso, será demarcado mediante o uso de fitas adesivas no chão que precisam ser respeitadas;
Caneta: cada eleitor precisa ter sua própria caneta para assinar presença no caderno de votação.
A medida pretende evitar o contato entre mesários e eleitores durante a votação;
Biometria: este ano a identificação biométrica do eleitor será desabilitada, sendo substituída pela apresentação de documento oficial com foto e assinatura do caderno de votação, para evitar aglomeração ou contatos e possível contaminação;
Se o mesário ou o eleitor tiver qualquer sintoma da covid-19 no dia da eleição, a recomendação é não comparecer ao local de votação e a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral e, para isso, foi disponibilizado o aplicativo e-Título.
A plataforma pode ser utilizada em qualquer smartphone e permite ao eleitor justificar sua ausência sem precisar sair de casa.
Para aqueles que estiverem fora do seu domicílio eleitoral, a justificativa poderá ser feita antes ou durante o período de votação.
Os demais devem fazer a justificativa posteriormente e terão o prazo de 60 dias.
Apenas excepcionalmente, o eleitor que não tiver acesso a smartphone e internet poderá justificar em qualquer seção eleitoral.
Por meio do e-Título também é possível verificar qual a seção mais próxima de sua residência e evitar deslocamentos desnecessários.
Por Samara Arruda com informações do plano de segurança sanitária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…