Foto: Divulgação/ TRE / editado por Jornal Contábil
Em outubro de 2022 estão programadas as eleições para presidente da república, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
Para que você exerça seu direito de cidadão é preciso ter o título de eleitor em mãos então já confira se você possui alguma pendência ou se você ainda não possui o título é preciso regularizar a situação.
Você pode tirar seu título de duas maneiras: online ou presencial. Confira o passo a passo!
1° passo- Acesse o site Título Net;
2° passo- Selecione o seu Estado e clique em próximo;
Será exibido uma informação solicitando os documentos necessários para emissão do título;
3° passo- Preencha seus dados pessoais solicitados;
4° passo- Anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovar a identidade do requerente:a primeira delas, fotografia (selfie) segurando o documento oficial de identificação ao lado do rosto; as duas seguintes são da própria documentação utilizada na primeira foto;
Se você está realizando o processo pela internet, você terá acesso ao app e-Título. Caso o procedimento esteja sendo realizado no cartório eleitoral, você terá a via impressa.
O pedido de emissão do documento também pode ser acompanhado pela internet: Clicando na guia “Acompanhar Requerimento” e informando o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento.
Para você que perdeu ou por algum motivo não tem mais seu título de eleitor a Justiça Eleitoral disponibiliza o e-título que pode ser acessado por meio de aplicativo de telefone celular tipo smartphone de forma gratuita, que serve como uma espécie de “segunda via digital”.
Como a apresentação do e-título dispensa que seja apresentado o título em forma física.
A segunda via do seu título eleitoral pode ser acessada por meio digital pelo aplicativo e-título, disponível para telefones celulares (smartphones). É grátis, prático e muito útil!
Caso você não tenha um celular para baixar o aplicativo, você poderá obter pela internet uma certidão de quitação eleitoral (clique aqui para obter o serviço), que possui os mesmos dados do título eleitoral, sem que precise se deslocar ao Cartório Eleitoral.
Para obter a 2° via do seu título é preciso quitar suas pendências com a justiça eleitoral e ter em mãos alguns Documentos necessários ( São aceitos como documento de identidade com foto)
Atenção: A emissão da segunda via em meio impresso exige a presença do eleitor, sendo proibido seu requerimento por procuração.
Para saber se você tem que regularizar seu título você pode consultar sua situação de forma gratuita
Basta entrar no Portal do TSE.
O eleitor que acompanha o TSE nas redes sociais (Facebook e Twitter) e no Google Assistant pode utilizar o chatbot para checar a regularidade do título. O robô virtual direciona o usuário diretamente à página de consulta. O assistente on-line oferece, ainda, serviços como emissão da Certidão de Quitação Eleitoral e download do e-Título.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…