As mensagens fraudulentas, cujo objetivo é persuadir as pessoas a compartilhar informações pessoais com golpistas, estão cada vez mais difíceis de identificar, em parte devido ao aumento da sofisticação com o uso da inteligência artificial (IA). Especialistas da Norton, marca líder em cibersegurança da Gen™ (NASDAQ: GEN) para consumidores, alertam os brasileiros sobre tentativas de golpes online, especialmente diante das eleições nos municípios com segundo turno neste final de semana, 27 de outubro.
“Estamos particularmente preocupados com a proliferação de golpes em vídeo gerados por IA nas redes sociais, especialmente em torno de temas quentes como as eleições municipais. Ao combinar imagens e vozes de figuras conhecidas, os cibercriminosos buscam gerar mensagens que parecem autênticas, dificultando a distinção entre o real e o falso”, alerta Iskander Sánchez-Rola, Diretor de Inovação da Norton.
Iskander explica que há várias razões pelas quais os cibercriminosos aproveitam temas populares, como as eleições municipais no Brasil, para criar golpes. “Os golpistas tentam enganar as pessoas para roubar seus dados pessoais e de identidade, com o objetivo de cometer fraudes financeiras. Em muitos casos, os cibercriminosos usam informações de dados vazados na dark web para personalizar ainda mais as mensagens e fazê-las parecer ‘mais reais’. Durante as eleições municipais, alguns golpistas podem ainda desenvolver campanhas com motivações políticas para influenciar os eleitores com desinformação. Na era da inteligência artificial, até mesmo os internautas mais experientes podem ter dificuldades para distinguir mensagens legítimas de golpes meticulosamente elaborados”, afirma.
De acordo com dados da Gen, aproximadamente 90% de toda a cibercriminalidade pode ser atribuída à manipulação humana. Existe uma tendência de que os golpistas estão adotando a IA para criar mensagens de phishing, golpes em redes sociais e fraudes por SMS personalizados, cada um adaptado ao seu público alvo específico e explorando vulnerabilidades das vítimas.
“Até mesmo iniciantes estão utilizando ferramentas de IA que automatizam a criação de golpes. O acesso a essas ferramentas sofisticadas permite que eles criem fraudes muito além de suas habilidades e experiência, tornando-se assim uma ameaça significativa para todos”, destaca o Diretor de Inovação da Norton.
Para ajudar a proteger as pessoas contra tentativas de golpes online, seja por meio de vídeos, mensagens em redes sociais, e-mails ou SMS, Sánchez-Rola recomenda à população estar atenta aos sinais de alerta que podem passar despercebidos:
Sobre a Norton
A Norton é líder em segurança cibernética e parte da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a impulsionar a Liberdade Digital com uma família de marcas confiáveis para consumidores. A Norton capacita milhões de indivíduos e famílias com proteção premiada para seus dispositivos, privacidade online e identidade. Os produtos e serviços da Norton são certificados por organizações de testes independentes, incluindo AV-TEST, AV Comparatives e SE Labs. A Norton é membro fundador da Coalition Against Stalkerware. Saiba mais em Norton.com
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…