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Eleições: especialistas alertam sobre golpes online impulsionados por Inteligência Artificial

As mensagens fraudulentas, cujo objetivo é persuadir as pessoas a compartilhar informações pessoais com golpistas, estão cada vez mais difíceis de identificar, em parte devido ao aumento da sofisticação com o uso da inteligência artificial (IA). Especialistas da Norton, marca líder em cibersegurança da Gen™ (NASDAQ: GEN) para consumidores, alertam os brasileiros sobre tentativas de golpes online, especialmente diante das eleições nos municípios com segundo turno neste final de semana, 27 de outubro.

“Estamos particularmente preocupados com a proliferação de golpes em vídeo gerados por IA nas redes sociais, especialmente em torno de temas quentes como as eleições municipais. Ao combinar imagens e vozes de figuras conhecidas, os cibercriminosos buscam gerar mensagens que parecem autênticas, dificultando a distinção entre o real e o falso”, alerta Iskander Sánchez-Rola, Diretor de Inovação da Norton.

Iskander explica que há várias razões pelas quais os cibercriminosos aproveitam temas populares, como as eleições municipais no Brasil, para criar golpes. “Os golpistas tentam enganar as pessoas para roubar seus dados pessoais e de identidade, com o objetivo de cometer fraudes financeiras. Em muitos casos, os cibercriminosos usam informações de dados vazados na dark web para personalizar ainda mais as mensagens e fazê-las parecer ‘mais reais’. Durante as eleições municipais, alguns golpistas podem ainda desenvolver campanhas com motivações políticas para influenciar os eleitores com desinformação. Na era da inteligência artificial, até mesmo os internautas mais experientes podem ter dificuldades para distinguir mensagens legítimas de golpes meticulosamente elaborados”, afirma.

Além dos vídeos, os golpistas utilizam IA para criar mensagens de phishing convincentes.

De acordo com dados da Gen, aproximadamente 90% de toda a cibercriminalidade pode ser atribuída à manipulação humana. Existe uma tendência de que os golpistas estão adotando a IA para criar mensagens de phishing, golpes em redes sociais e fraudes por SMS personalizados, cada um adaptado ao seu público alvo específico e explorando vulnerabilidades das vítimas.

“Até mesmo iniciantes estão utilizando ferramentas de IA que automatizam a criação de golpes. O acesso a essas ferramentas sofisticadas permite que eles criem fraudes muito além de suas habilidades e experiência, tornando-se assim uma ameaça significativa para todos”, destaca o Diretor de Inovação da Norton.

Para ajudar a proteger as pessoas contra tentativas de golpes online, seja por meio de vídeos, mensagens em redes sociais, e-mails ou SMS, Sánchez-Rola recomenda à população estar atenta aos sinais de alerta que podem passar despercebidos:

  • Detectar e bloquear tentativas maliciosas de engenharia social, identificando e bloqueando malware, além de analisar o comportamento de arquivos e processos em tempo real.
  • Investigar a origem da informação do remetente da mensagem para garantir sua veracidade.
  • Manter sempre um certo nível de desconfiança e tentar descobrir a verdade por trás de mensagens aparentemente inocentes. Em geral, essas mensagens parecem vir de fontes confiáveis, com uma apresentação bem elaborada. A gramática é impecável, com um tom amistoso e pessoal, o que torna a mensagem incrivelmente realista.
  • Evitar clicar em links suspeitos, mesmo que a mensagem tenha um tom urgente. Os criminosos utilizam táticas avançadas de engenharia social, insistindo na necessidade de agir com urgência para aumentar o número de vítimas.

Sobre a Norton 

A Norton é líder em segurança cibernética e parte da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a impulsionar a Liberdade Digital com uma família de marcas confiáveis para consumidores. A Norton capacita milhões de indivíduos e famílias com proteção premiada para seus dispositivos, privacidade online e identidade. Os produtos e serviços da Norton são certificados por organizações de testes independentes, incluindo AV-TEST, AV Comparatives e SE Labs. A Norton é membro fundador da Coalition Against Stalkerware. Saiba mais em Norton.com

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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