Chamadas

Em tempos de crise, acordos de transação tributária podem ser solução para Fisco e contribuintes

Com a Lei 13.988/20, ficou regulamentada a possibilidade de efetivação de transações tributárias entre contribuintes e a União Federal. Com ela, os contribuintes inscritos em dívida ativa podem solicitar essa transação junto ao programa Regularize, o portal digital de serviços da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Os acordos disponíveis na plataforma apresentam algumas vantagens para muitos contribuintes, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas, pois possibilitam o parcelamento das dívidas e a redução dos encargos.

Somente no Estado de São Paulo, que resolveu utilizar acordos de transação tributária para negociar o pagamento de R$ 143,3 milhões em débitos com seus contribuintes, já foram celebrados mais de 7 mil acordos. Para oadvogado especialista em Direito Tributário e Econômico e professor de Direito Tributário da Fundação Getúlio Vargas – FGV Gabriel Quintanilha, a possibilidade de transação significa um avanço importante na relação entre o contribuinte e o fisco.

“A vantagem é que os contribuintes, tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas, podem parcelar os débitos em um prazo mais amplo e obter descontos no valor principal, multa e juros. Basta o contribuinte se cadastrar no programa e optar pelas hipóteses de transação que estão disponíveis”, explica.

Atualmente, segundo o professor, é possível aderir a diferentes modalidades de transação. Até 31 de agosto, o contribuinte pode aderir a transação do contencioso tributário, focado em processos de participação nos lucros e resultados. Aqui, os contribuintes podem parcelar os débitos em até 55 meses, com 50% de desconto do valor principal, multa e juros.

Já a transação excepcional, que é destinada aos débitos que a Procuradoria da Fazenda entende como de difícil recuperação ou irrecuperáveis, pode ser solicitada até 30 de setembro. Nesse caso, a pessoa jurídica pode optar por parcelar o débito em até 72 meses, com descontos de 100% sobre o valor das multas, juros e encargos.

Além dessas alternativas, existe a opção da transação individual, quando o contribuinte pode propor um acordo específico para a PGFN. Este tipo de transação está disponível somente para os contribuintes que têm uma dívida superior a 15 milhões de reais, com capacidade de pagamento insuficiente.

Com todas essas possibilidades de adequação, o especialista considera o serviço oferecido uma modalidade interessante para satisfação do crédito tributário. “Com os acordos, o contribuinte pode retirar o seu nome dos cadastros inadimplentes, reduzindo os protestos de certidão de dívida ativa ou mesmo extinguindo possíveis execuções fiscais”, finaliza.

Com https://www.deducao.com.br/

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

16 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago