A data mais esperada do ano pelos empreendedores, lojistas e empresários está chegando: o Natal está entre os principais eventos lucrativos do ano.
Anualmente, esse período é responsável por estimular as vendas e, em 2020, muitos esperam que seus lucros aumentem de fato, pois, foi um ano de dificuldades principalmente para os empreendedores.
Mas para que haja esse aumento, é preciso estar atento ao comportamento do consumidor, e se adaptar ao novo estilo de vida que têm impactado o mercado de modo geral.
Pensando nisso, preparamos este artigo com algumas dicas para que os empreendedores possam analisar e aplicar em seus empreendimentos, para que continuem com bons resultados mesmo durante a pandemia.
Confira:
Atendimento: às pequenas e médias empresas têm conquistado seu lugar, e isso tem ocorrido principalmente devido à proximidade e a forma de lidar com seu cliente.
A disponibilidade de entregas via correio também têm ajudado, tanto o empreendedor quanto o consumidor.
Então, potencialize sua atividade oferecendo um serviço diferenciado e explorando a entrega ao cliente garantindo todos os cuidados que precisam ser tomados devido à pandemia.
Mídias sociais: o uso das redes sociais têm alavancado as vendas de muitos estabelecimentos, seja físicos ou virtuais.
Então, procure conhecer todas as funcionalidades destas mídias, e utilize com frequência para chamar a atenção dos seus clientes.
Isso costuma atrair novos consumidores que podem ser conquistados através do uso de ferramentas para definir informações como a faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico.
Fidelização: sabemos que um cliente satisfeito sempre traz um novo cliente.
É a velha divulgação “boca a boca” que sempre dá resultado, então, procure deixar seu cliente satisfeito, principalmente com o seu atendimento e o produto oferecido.
Então, invista no pós-venda, mantenha contato com ele e mostre que você valoriza seus clientes.
Aproveite o final de ano para enviar um cartão desejando Boas Festas e Próspero Ano Novo.
Produto: falando em produto, é importante que você siga as tendências e esteja atento a tudo que acontece no momento para planejar suas vendas.
Isso pode te ajudar a montar uma apresentação que chame a atenção do consumidor, seja na vitrine ou por meio das suas redes sociais.
Treinamento: nós falamos acima sobre o bom atendimento, então, pense em investir no treinamento da equipe de atendimento para que estejam sempre prontos para vender, mas também para cativar o consumidor.
Nesta época também acontecem as contratações temporárias, então, é uma oportunidade de reunir todos os funcionários – novos ou antigos, e fazer um treinamento, pois, eles são a imagem do seu estabelecimento.
Abertura e Fechamento: se organize para manter seu estabelecimento aberto nos horários de maior movimento.
Então, planeje o número de funcionários e o horário que você irá abrir e fechar seu estabelecimento.
Pensar em horários especiais pode facilitar a visita dos consumidores que, muitas vezes, não conseguem fazer suas compras em horário comercial, por exemplo.
Pagamento: pense em todas as formas de pagamento que você pode oferecer.
Essa é uma vantagem que pode te ajudar a conquistar seu cliente, então, ofereça sempre várias opções de pagamento, seja por meio de cartão de crédito, débito, ou formas on-line de pagamento, além disso, já está disponível o PIX que garante transações financeiras de forma rápida e segura.
Pós festa: uma boa ideia é atender seus funcionários após o Natal, que é quando muitas pessoas precisam trocar presentes.
Então, organize sua empresa para o período de troca de seus produtos, além disso, você também terá a oportunidade de mostrar novos itens que podem ser adquiridos na passagem do ano.
Por isso, aproveite e decore sua vitrine.
Por Samara Arruda